OpenStreetMap logo OpenStreetMap

A distinção entre as correntes científicas que usam o termo Geocomunicação e o termo Geocomunicações se faz essencialmente pelo método. Enquanto o primeira corrente se propõe a pensar os usos e regulações de apenas uma plataforma de mapas virtuais, a segunda corrente compara os usos e regulações em duas plataformas e pressupõe que existem nestas técnicas de cartografia digital uma dupla tendência, a horizontalização e a verticalização das representações socioespaciais através do GIS.

O método que produz o fundamento do campo das Geocomunicações alicerça um pensamento latino-americano sobre a globalização dos mapas virtuais por empresas, governos e cidadãos de modo diferente e integrado pelos territórios do planeta.

Metodologia de comparação de mapas online

Esta metodologia tem três passos que buscam aferir de modo quali-quanti sobre os “contrastes cartográficos” na representação de um território.

Basicamente comparam-se dois mapas de um mesmo território em uma mesma escala de zoom digital escolhida conforme a demanda da pesquisa.

Coleta das colaborações

O primeiro passo recorre à coleta das colaborações, ou seja, a escolha de um determinado recorte para a pesquisa (local ou regional) com objetivo de comparar as representações em duas ou mais telhas (ou frames) em escalas cartográficas fixas. Nesta pesquisa utilizamos da plataforma alemã Geofabrik e a ferramenta de pesquisa online Map Compare (Comparador de Mapas). Após o print-screen da comparação começam as análises dos frames.

Análise das visibilidades

O segundo passo é a análise quanti das formas estruturadas que são visíveis no mapa classificando os dados entre “símbolos” ou “nomes”, ou seja, não considerando aspectos como cores, apenas os elementos que comuniquem, conforme Juan Díaz Bordenave, os objetos utilizados ou desutilizados de um território em estudo comparado.

Análise das territorialidades

O terceiro passo é a análise quali das funções processadas (conforme a imagem) que são enunciadas por estas formas estruturadas quantificadas anteriormente. Podemos com isso classificar os lugares, vias ou áreas (quantificados a partir de nomes e símbolos) como “políticos”, “econômicos”, “sociais” e “culturais”, não considerando as intersecções possíveis - como sociocultural ou sociopolítico - considerando portanto a função que prevalece no cotidiano conforme o ponto de vista do pesquisador, constituído pelo senso do “nível espacial”, conforme definiu Merleau-Ponty, entre a presença e a pertença ao território (ou loco) da pesquisa ou ação.

Horizontalização e verticalização Este método dialético de estudo da representação geoespacial de uma sociedade considera três fatores-chave:

1) se o território está mapeado de modo que horizontaliza ou modo que verticaliza as informações para todos que podem acessar o mapa online de um mesmo território,

2) se o mapeamento foi uma ação ou uma atividade, partindo de voluntários ou funcionários

3) se todos os lugares, vias e áreas usados no cotidiano estão representados neste recorte partindo do senso do habitante, quem melhor conhece as dinâmicas locais.

Exemplo: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/19/Resina_contraste_acesso_18_de_novembro_de_2018.jpg

Com o propósito de desenvolver uma metodologia de análise para orientar aqueles que ambicionam “analisar, refletir e agir na relação entre a cidade, os mapeadores e os mapas online”, o autor empreende uma análise comparativa entre as plataformas Google Maps e OpenStreetMap – orientado pela preocupação com a comunicabilidade dos mapas – e leva a efeito um estudo sobre os mapeamentos online do centro urbano mais moderno do município de Cachoeira, no estado da Bahia, com o projeto de Extensão MapaRec, mas podemos falar de diversos outros casos de ação cooperativa, como o povoado de quilombolas do Povoado Resina, no município de Brejo Grande, no estado de Sergipe.

Ver mais em: https://pt.everybodywiki.com/Geocomunica%C3%A7%C3%B5es

Location: Atalaia Nova, Barra dos Coqueiros, Região Geográfica Imediata de Aracaju, Região Metropolitana de Aracaju, Região Geográfica Intermediária de Aracaju, Sergipe, Região Nordeste, 49141-568, Brasil
Email icon Bluesky Icon Facebook Icon LinkedIn Icon Mastodon Icon Telegram Icon X Icon

Discussion

Log in to leave a comment