OpenStreetMap logo OpenStreetMap

Este é o segundo entre os diários de campo que compõem o caderno de campo da minha pesquisa sobre interações sociotécnicas nos Altos e Córregos da Zona Norte do Recife e sua área contígua em Olinda, cidades localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR). Mais detalhes sobre a pesquisa vocês podem ver na minha tese de doutorado, publicada em https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48802. Para a tese a delimitação socioespacial foram os Altos e Córregos da Zona Norte do Recife, a parte de Olinda foi agregada depois da tese.

Os diários de campo foram realizados em minhas idas ao território objeto de estudo. Nessas idas sempre registrei o percurso com o aplicativo OSM Tracker. Esse diário fala sobre duas datas, pois no dia 22/03/2022 fui fazer uma entrevista e acabei gravando da entrada do Córrego do Jenipapo até o local da entrevista http://u.osmfr.org/m/735905/.

A ideia inicial seria andar pelo entorno, mas estava chovendo muito, além do meu interlocutor estar coordenando uma campanha de vacinação no dia. Assim, retornei no dia 07/04/2022 para circular pelo entorno do Córrego do Jenipapo e fazer registros fotográficos http://u.osmfr.org/m/744616/

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:alt=track do percurso realizado neste campo

Segue abaixo o diário de campo na íntegra, apenas com alterações de nomes pessoais, com o intuito de resguardar a identidade das interlocutoras:

Marquei com João (nome fictício) no dia 22/03/2022, ele foi aluno do curso de Recondicionamento de Computadores realizado no CRC/Marista em 2018 e também do curso de Produção Cultural Multimídia e Gestão em Produção Cultural Comunitária, oferecido pelo Instituto Intercidadania também durante o ano de 2018, no mesmo espaço em que ficava o Polo de Formação e Reuso de Eletroeltrônicos, nas dependências do Marista, na Avenida da Recuperação em Apipucos. Marcamos na sede do Conselho de Moradores do Córrego do Jenipapo. Foi um dia em que choveu muito na Região Metropolitana do Recife, especialmente no bairro da Macaxeira onde está localizado o Córrego do Jenipapo. Inclusive por pouco não desmarcamos a entrevista, pois no início do dia dois ônibus colidiram na entrada do Terminal Integrado da Macaxeira, o que casou muitos transtornos, com parte da operação tendo que ser realizada na parte de fora, nos arredores do terminal e gerando um trânsito que congestionou a Avenida Norte desde o bairro da Macaxeira até o bairro do Vasco da Gama. Contudo, mesmo sob forte chuva cheguei ao local da entrevista.

Chegando lá, estava havendo aplicação de vacinas contra a Covid-19 na sede do Conselho de Moradores, de maneira que a entrevista foi efetuada em meio aos isopores com as vacinas, as pessoas que estavam aplicando e as pessoas que estavam indo se vacinar. Mesmo com uma quantidade elevada de ruído, não houve comprometimento do áudio da entrevista. Contudo, eu também tinha o objetivo de realizar o registro fotográfico dos arredores, o que definitivamente, ficou inviável em decorrência das fortes chuvas. Com isso, combinamos que eu iria outro dia para fazer o registro fotográfico.

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:alt=track do percurso realizado neste campo

No dia 07/04/2022 fui, em um dia já ensolarado, ao encontro de João para fazer os registros fotográficos. A rua onde fica a sede do Conselho de Moradores é ladeirada, de maneira que ela desemboca no largo do Maracanã, local onde foi feita a foto acima, do dia 22/03/2022 quando choveu. Este largo é um centro comercial do Córrego do Jenipapo, abrigando mercadinhos, quitandas, bares, escolas, casas de frios, entre outros tipos de comércio e é também onde fica o terminal da linha Largo do Maracanã, que segue de lá para o centro do Recife.

Pegamos a escadaria subindo pelo Córrego do Maracanã até chegar ao Alto do Formoso onde eu buscaria então fazer os registro com as perspectivas: à oeste da Mata de Dois Irmãos e vias de circulação (Avenida da Recuperação, BR 101 Norte), equipamentos públicos (Upinha Dr. Hélio Ramos, Terminal Integrado da Macaxeira) e de espaços de sociabilidade (campo de futebol de várzea do Barreirão); à Sul o emaranhado de prédios na paisagem começando pelos de Casa Amarela e seguindo até os da zona Sul do Recife; à leste a visão dos morros da Zona Norte. Este foi o mote do registro cujas fotos seguem ao final do texto.

A sede do Conselho de Moradores também abriga uma geladeira-biblioteca, que fica na calçada da sede, o que permite o acesso dos moradores a biblioteca, mesmo quando a sede do Conselho está fechada. Na volta, paramos um pouco na sede, para descansar da subida e descida da escadaria e beber uma água, onde aproveitei para subir as fotos no Nextcloud (plataforma descentralizada de armazenamento de dados em nuvem).

Ali ficamos conversando sobre um curso chamado de Habilidades Sociais, que é ministrado aos sábados pela vice-presidente do Conselho de Moradores, pois observei um cavalete com o título do curso e alguns conteúdos a serem ministrados nele. Perguntei a João do que tratava o curso e ele disse que era um curso sobre como elaborar currículos, se portar e entrevistas de emprego e fazer encaminhamentos para vagas de trabalho. Edson explicou que a motivação para o curso era a de que os jovens, mesmo sabendo utilizar as tecnologias, muitas vezes não tinham a habilidade de elaborar um curriculum ou enviar e-mails formais pra entrevistas, nem se vestir adequadamente para os processos seletivos. Uma turma de 30 jovens assiste à aulas deste curso nos sábados lá na sede do Conselho de Moradores.

Depois João, cuja os pais eram agricultores do município de Buenos Aires na Mata Norte de Pernambuco, falou das expectativas que ele tinha quando jovem, a vir conhecer a tão falada “Capital”. Ouvia falar que era um lugar mais desenvolvido e que tinha de tudo e que um dia ele conheceria a Capital. Foi quando ele disse que a mãe veio primeiro pra Região Metropolitana do Recife, apoiada por familiares, e que depois ele veio para ficar em definitivo.

João também organiza algumas excursões para Toritama, no agreste pernambucano, um dos municípios que compõem o Polo de Confecções do Estado. Estas excursões da região metropolitana do Recife para municípios como Toritama, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe é muito comum, onde algumas pessoas compram vestuário para a sua própria necessidade e outras compram para revenda, especialmente nos meses que antecedem dezembro (por conta do uso e revenda dos vestuários para as festas de final de ano: natal, réveillon e demais confraternizações feitas nos finais de ano). Perguntei se ele tinha organizado as excursões no final de 2021, já que ainda haviam restrições a circulação de pessoas no Estado de Pernambuco, por conta da pandemia da Covid 19. Ele disse que sim, conseguiu realizar, pois mesmo com as restrições havia condições de realizar as excursões. Falou também que estava organizando para outros municípios e que estava tentando articular um para Triunfo, no sertão do Pajeú, no mês de julho.

Depois dessa breve conversa desci rumo ao Largo do Maracanã, com o objetivo de tomar o ônibus de linha homônima para o centro do Recife, mas chegando ao terminal, havia um ônibus parado e então perguntei ao motorista se estava saindo. Ele respondeu que não, que iria demorar. Então me dirigi à Avenida da Recuperação (pista local da BR 101 Norte, entre os bairros da Macaxeira e Apipucos), há cerca de 200 metros dali e peguei a linha Guabiraba/Córrego do Jenipapo, rumo ao centro do Recife.

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:alt=Ladeira do Alto do Formoso sentido Alto do Cruzeiro

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:alt=Geladeira biblioteca no Conselho de Moradores do Corrego do Jenipapo

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:alt=Geladeira biblioteca no Conselho de Moradores do Corrego do Jenipapo Aberta

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:alt=Perspectiva do Alto do Formoso avistando os morros mais perto com o Corrego da Areia mais proximo e os predios do Recife ao fundo 2

Location: Córrego do Jenipapo, Recife, Região Geográfica Imediata do Recife, Região Metropolitana do Recife, Região Geográfica Intermediária do Recife, Pernambuco, Região Nordeste, Brasil
Email icon Bluesky Icon Facebook Icon LinkedIn Icon Mastodon Icon Telegram Icon X Icon

Discussion

Log in to leave a comment