OpenStreetMap logo OpenStreetMap

Changeset When Comment
99922346 almost 5 years ago

Olá, Reino.
Vi que adicionaste a etiqueta de locality a este painel. É apenas para o rendering ou há algum motivo especial para esta etiqueta num painel de azulejo?

99207665 almost 5 years ago

Esta é uma prática comum, vejo muita gente fazer a mesma coisa, mas é consensual na comunidade internacional que esta etiqueta é abusada para fins que não o seu propósito.
Basicamente, "viola" dois pilares do OSM: não mapear para o renderizador e o princípio da verificabilidade, ou seja, não mapear coisas que não são confirmáveis no terreno (Qual o limite dessa área? Como pode ser confirmada e onde estão esses dados?)
Podes encontrar mais informações sobre estes e outros assuntos aqui:
osm.wiki/Pt:Boas_pr%C3%A1ticas#N.C3.A3o_mapear_para_o_renderizador

Eu evito ao máximo mexer em edições de outros mapeadores. Se estiveres de acordo com o que estou a dizer, agradeço que apagues a área, em vez de ter de ser eu a fazê-lo.

Cumprimentos,
António Madeira.

99207665 almost 5 years ago

Olá, maplander.
Espero encontrar-te bem.

Vi que adicionaste uma área residencial a Condeixa-a-Nova.
Chamo a atenção que ao estares a desenhar uma área residencial, estás a indicar que toda a área é residencial, o que não é verdade.
Que essa etiqueta seja usada para pequenas aldeias e lugares, onde, efetivamente, praticamente só existem casas de habitação, tudo bem, mas aplicar a etiqueta a toda uma vila ou cidade, é uma extrapolação que não deve ser feita, pois existem muitos outros tipos de atividades, comerciais, empresariais e industriais nessa área.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
António Madeira.

98933919 almost 5 years ago

Olá, Dikel.
Vi que fizeste algumas alterações no cruzamento da CM 1269-1 com a EN 243. Podes dizer-me se há divisão física no final da CM 1269-1 para teres dividido a faixa de rodagem?
O mesmo pergunto para a EM 591, na Rua 5 de Outubro.

Outra coisa: aconselho o uso das imagens ESRI e não da Bing, pois as da Bing são mais antigas e têm maior distorção.

Qualquer dúvida, podes contactar-me ou entrar no canal Telegram da comunidade portuguesa de OSM.

Cumprimentos,
António.

98669211 almost 5 years ago

Olá, Dikel Sousa.
Espero encontrar-te bem.

Podes explicar o que queres dizer com "Estrada actualmente secundária" e o que te levou a alterar este troço de terciária para secundária?
Chamo a atenção para a padronização das estradas em Portugal, que te poderá ajudar a classificar as estradas.
osm.wiki/Portugal/Padroniza%C3%A7%C3%A3o#Estradas

Qualquer dúvida, estou ao dispor.

Cumprimentos,
António.

98126924 almost 5 years ago

Olá, Hugo.
Envia-me o teu "nick" por mensagem privada (perfil do OpenStreetMap), para eu ver o que se poderá estar a passar com o canal Telegram.

Quanto às tuas outras perguntas:
- Esta é a padronização das estradas em Portugal:
osm.wiki/Portugal/Localidades/Proposta_de_Padroniza%C3%A7%C3%A3o
Isto não é nenhuma bíblia, apenas serve de orientação e abrange os casos mais comuns. Para classificares uma estrada de macadame, terás de avaliar algumas questões: é residencial? Isto é, tem casas de habitação ao longo da via e tem nome (toponímia)? Se tiver, é provável que seja residencial (com etiqueta surface=unpaved ou surface=dirt) Se não for residencial, e não estiver em nenhuma das categorias principais da tabela de padronização, é provável que seja florestal/agrícola, se não tiver grande relevância para o trânsito entre povoações, caso contráro, será "sem classificação", se for uma estrada que ligue povoações, embora não seja pavimentada. Nesse caso, terás de marcá-la como highway=unclassified + surface=unpaved/dirt.

- Se te referes às mensagens no perfil, a resposta é simples: estes comentários são visíveis por toda comunidade OSM e referem-se a edições no mapa. As do perfil são privadas. Talvez pudesse aparecer uma notificação, mas deverá haver razões para isso que eu desconheço. ;)

Cumprimentos,
Amtónio.

98126924 almost 5 years ago

Olá, meioserrano.
Espero encontrar-te bem.
Vi que adicionaste uma pedreira neste conjunto de alterações e que lhe deste um nome.
O campo "name" só deve ser usado para elementos que tenham realmente um nome (oficial ou popular) e não para colocar uma descrição.
Neste caso, poderás usar as etiquetas:
landuse=quarry + disused=yes

Qualquer dúvida, já sabes.

Cumprimentos,
António.

96923254 almost 5 years ago

Olá, maplander.
Espero encontrar-te bem.

Reparei que andas a mapear vários cursos de água que são ribeiras e a etiquetá-las como rios. Alterei esses casos na região entre Proença-a-Nova e Vila velha de Ródão, mas pergunto: há algum motivo para mapeares uma ribeira como rio?

Cumprimentos,
António Madeira.

96117476 about 5 years ago

Ricardo, uma das regras básicas do OSM é manter o histórico. Isto não acontece por acaso, mas porque o OSM é um trabalho colaborativo e cumulativo. Se todos nós fôssemos apagar tudo o que achamos que está mal para fazer de novo, perde-se o histórico da base de dados para inúmeros fins, além do óbvio que é estar a desrespeitar o trabalho dos outros.
É como um cientista ou historiador pegar num trabalho de um colega e apagá-lo por entender que "havia ali algo que não estava bem feito". Não faz qualquer sentido numa comunidade. Os trabalhos deste género acumulam-se, não se eliminam.

O teu argumento de que é mais fácil assim não é um argumento válido para eliminar o que outros fizeram. Se tens de demorar mais tempo, pois seja. É um "problema" que todos têm. O mais grave neste changeset é que tu nem precisavas de apagar, porque te limitaste a aperfeiçoar as curvas da estrada. Para corrigir o traçado de uma estrada, não precisas de apagar nada, basta mover pontos existentes ou acrescentar outros. Eu faço isso centenas de vezes e não custa nada ao fim de alguma prática. Outra coisa importante a referir é que tu usaste as imagens ESRI, mas outros podem ter usado (e usaram) outras imagens aéreas, como a Bing, por exemplo. Isso não torna uma edição "má" ou "sem brio", simplesmente eram as imagens existentes na altura. Existem ferramentas no iD e no JOSM para deslocar a imagem e "acertar" ao máximo com as imagens aéreas que pretendes usar.

Por último, ninguém te está a caluniar. Estamos, de forma independente, a chamar-te a atenção para algo que é praticado e aceite em todo o mundo como uma prática basilar do OSM. Se alguém fez o mesmo com um conjunto de alterações teu, só tens de o referir, comentando como estamos a fazer aqui para resolvermos a questão em comunidade e não individuamente e "à vontade do freguês".

Cumprimentos,
António.

96093506 about 5 years ago

Olá, portalaventura.

Todas as lombadas alteradas neste changeset tinham em comum ter sido alteradas por mim, por conseguinte, estavam erradamente etiquetadas com bump, em vez de table.

Cumprimentos,
António.

96117476 about 5 years ago

Olá, Ricardo.
Neste conjunto de edições refizeste três cruzamentos nos quais apagaste várias linhas. Vejo que é recorrente fazeres isto e já te informaram que não é correto, pois estás a apagar trabalhos de outros mapeadores que, mal ou bem, mapearam o mesmo local antes de ti.
Uma coisa é apagar algo quando não há hipótese de aproveitar ou porque está totalmente errado ou vandalizado, outra coisa é o que fazes neste exemplo, em que apagas linhas inteiras para refazeres à tua maneira.
Peço-te, por favor, que tenhas em atenção isto nas tuas próximas edições.

Cumprimentos,
António.

95107161 about 5 years ago

Olá.
Agradeço que não voltes a fazer vandalismo no mapa OSM, apagando trilhos em massa como fizeste nesta edição.
Qualquer dúvida, estou à disposição.

Cumprimentos,
António Madeira.

94517112 about 5 years ago

Hi.

It doesn't exist, be it will.
It was used as an example for this proposal:
osm.wiki/Proposed_features/wait

94548917 about 5 years ago

I don't think so. This cannot be a link, cause it hasn't any characteristic of a highway link. It's a main road, the ancient national road number 242, which used to start in the centre of the city, and now starts at the roundabout that connects to the motorway.

94548917 about 5 years ago

You stroke a borderline situation, which is the limit between urban and non urban, which is always difficult to judge.
What you say it's true, however, officially, the EN 242 road starts at the northwest roundabout, which is the reason why the primary starts there, and not in the southeast roundabout. The EN 242 on the right side of the motorway is not EN 242 anymore, in the sense it doesn't belong to the national road network, although it retains the original reference.
Hope this helps to understand better.

94548917 about 5 years ago

BTW, you should not use Bing imagery in Portugal. ESRI imagery is much more detailed and recent.

94548917 about 5 years ago

Contrary to your change here
way/516896677

which I agree with, this highway has only one lane on each direction between roundabouts and doesn't comply with the highway standardization system applied by the Portuguese OSM community, where urban highways are primary if they have at least two lanes on each direction. That's why it was secondary instead of primary.

94548917 about 5 years ago

Hi Robercin.
I've seen that you changed some roads in Leiria and other places.
I would like to know why you madde this change from secondary to primary in this changeset.

Regards,
António.

93755226 about 5 years ago

Olá, e_barreira.
Espero vir encontrar-te bem.

Tenho reparado que tens editado zonas supermercados, e gostaria de sugerir duas mudanças na tua abordagem:
1. as áreas não devem sobrepôr-se às estradas. No OSM, a linha de uma estrada representa o seu eixo, por isso, não faz sentido sobrepores a área comercial à estrada.
2. a etiqueta para a área comercial não é landuse=commercial, mas sim landuse=retail. A primeira é usada para áreas empresariais. Podes consultar a sua descrição aqui:
landuse=commercial

Qualquer dúvida, estou ao dispor.

Cumprimentos,
António.

32628038 about 5 years ago

Olá, Ulmi®.
Espero vir encontrar-te bem.

Estava aqui a fazer umas edições na rede rodoviária da zona do Arrimal e reparei que existe ali uma EM 515 que não encontro em nenhuma carta oficial.
Como foste tu que a mapeaste como tal, podes dizer-me em que te baseaste para atribuir essa referência?

Obrigado desde já,
António.