Hoje realizamos um pequeno trajeto entre os prédidos que conhecemos como IC’s (Ilha Cercada), onde estão situados os cursos do Centro de Ciências Humanas e Naturais - CCHN. Fomos nas mesinhos entreo o IC-2 e o IC-3, lugar onde os estudantes geralmente se encontram para conversar, descansar, fumar um cigarro, etc. Foi um passeio breve e registrado com auxílio do Aplicativo GPS Essentials.
Diary Entries in Brazilian Portuguese
Recent diary entries
Estive mapeando enquanto eu andava pela UFES, como parte do trabalho da disciplina de Cartografia Escolar !
Iniciamos o mapeamento com o app GPS Essentials, onde foi percorrido alguns pontos do UFES, não muito longos, porém significativos e o suficiente para traçar uma trilha durante o intervalo da aula. Além disso, em cada ponto que paramos foi feito um registro de imagens do mesmo.
Olá, meu nome é Camila Nunes, sou estudante do curso de Geografia na Universidade Federal do Espírito Santo. No dia de hoje, durante a aula de Cartografia Escolar, fomos introduzidos ao uso do OpenStreetMaps e do aplicativo para celulares GPS Essentials. A partir do uso de tais dispositivos fizemos uma atividade de mapeamento de uma rota durante o intervalo da aula. Apesar das dificuldade, por não dominar o aplicativo, foi muito interessante começar a utilizar esses dispositivos.
Mapeamento de teste dentro da UFES para aula de Cartografia Escolar, utilizando o GPS Essentials. Foram marcados pontos de interesse dentro do campus, com destaque para áreas de risco (locais com pouca iluminação ou pouca circulação de pessoas).
Foi utilizado para marcar a trilha o celular, pelo software GPS essentials, no qual foi possível marcar um pequeno caminho marcado pelos ICs, passando pela entrada do IC2, logo após passou pela cantina do honofre, no qual muitas pessoas vão para poder lanchar e interagir um com o outro. Logo após passou pela xerox, subindo a passarela até que chegasse no IC2 novamente.
Boa Tarde a todos os Mapeadores do OSM.
Tenho mapeado algumas cidades do interior de Pernambuco com nome e criado algumas ruas onde não existe, essas cidades mapeadas ira ajudar muitas pessoas que usam App de GPS para localização de Cidades e ruas no OSM, Então continuo com meu trabalho de mapeamento das cidades do interior do estado de Pernambuco.
Um Forte abraço a todos os Mapeadores.
Raphaelmirc
Boa Tarde, nesses últimos meses Tenho mapeado Bastante no OSM e essa semana concluir mais uma etapa do meu trabalho, que foi de mapear as UPAS do Grande Recife, todas as Upas foram mapeadas com Nome da UPA, Endereço, Telefone, E-Mail (Algumas) Esse dados são muito importante para aqueles que estão procurando no Mapa uma UNIDADE DE SAÚDE, Então achei interessante e extremamente importante mapear as Unidades de Pronto atendimento com essas informações.
Um Forte abraço a todos e bom mapeamento!!
Raphaelmirc.
Temos muitas atividades do OpenStreetMap em Salvador (e também em São Paulo) durante o mês de maio! Na próxima quarta-feira, 09 de Maio às 16h30, vou falar sobre OpenStreetMap no 1º Encontro de Dados Abertos da Bahia.
Na semana seguinte, dia 18 de Maio, darei uma palestra na Campus Party Bahia, será dia 18 de Maio, às 1h (isso mesmo, na madrugada! :)
Semana que vem também teremos atividade no MundoGeo Connect, dia 16/05 às 11h, mas dessa não irei participar.
Quem perdeu o webinar realizado semana passada, também em parceria com o MundoGeo, pode assistir ao vídeo no YouTube.
Olá caros, como vão? Hoje terminei mais uma sequencia de edições aqui no OSM. Concluí mais uma etapa, onde estou colocando nomes de ruas nas sedes de algumas cidades piauienses. Nesta sequencia, mapeei um total de 15 cidades, com iniciais D, E e F. Algumas cidades apenas concluí a adição dos nomes de ruas, pois estavam incompletos, e outras estavam com as ruas em branco. Tive mais trabalho em duas cidades: Esperantina e Floriano. Esperantina é uma cidade que tem muitas ruas, e estavam sem os seus nomes, as adicionei usando a camada do IBGE setores urbanos. Já Floriano estava com nomes de ruas incompletos, além de muitas ruas estarem com alguns nomes nas ruas erradas. Além de Floriano já ser uma cidade grande, tive o trabalho de consertar muitas vias, pois quem as desenhou fez as linhas em diversas direções. Ao meu ver, se for desenhar uma rua, por exemplo, deve-se fazer o desenho da via em linha reta, seguindo a via do início ao fim da mesma e não começar em linha reta e dobrar em outra via, na metade da rua. Acho que vocês entendem o que estou dizendo. Tive que cortar muitas ruas para corrigir os nomes, enfim. Ainda fiz a adição de nomes de ruas na cidade maranhense de Barão de Grajaú, que é vizinha a Floriano, apenas separado pelo Rio Parnaíba. Mas concluí essa etapa, falta muitas cidades a serem mapeadas, e irei continuar contribuindo. Maranhão está precisando ser mapeado. Quase todas as cidades estão com as ruas em branco. Por hoje é isso, apenas este pequeno relatório. Em breve novas edições. Abraços e até a próxima!
Inseri Endereço e telefone da UPA Barra de Jangada – Wilson Campos na Cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE.
Hoje Adicionei endereço e estacionamento a UPA Nova Descoberta – Solano Trindade no Bairro de Nova Descoberta na Cidade de Recife/PE.
Hoje eu Adicionei o Estacionamento a UPA Ibura – Pediatra Zilda Arns e também o endereço e telefone da Unidade.
UPA Ibura – Pediatra Zilda Arns: osm.org/#map=19/-8.12880/-34.94943
Hoje conclui mais uma etapa de mapeamento das Ruas em diversas cidades do Estado de Pernambuco; Cidades como Bezerros, Riacho das Almas, Cumaru, Limoeiro, Carpina, Paudalho entre outras.
Novas Atualizações do OSM ajuda os Mapeadores na hora do Mapeamento, quero parabenizar o OSM por está com a camada IBGE Urbano atualizada em diversas cidades do Estado de Pernambuco, isso vai ajudar o nosso trabalho e futuros mapeadores.
Um Forte abraço a todos os Mapeadores.
Raphaelmirc Racife/PE.
Eu, Ieda tenho 16 anos e estudo na E.E.E.F.M.Jacaraípe ,cursando o segundo ano do ensino médio, moro no Residencial Solar Jacaraípe e sou bolsista no projeto FAPES. Hoje fui ao laboratório Clik Tok na UFES junto com meus colegas do projeto fazer o mapeamento de áreas ,pontos e linhas perto de nossas respectivas casas . Eu mapeei um prédio amarelo ,uma escola de natação ,uma vendinha em frente a escola e uma casa de reabilitação . Tudo isso foi super legal e e acabou me incentivando cada vez mais nesse projeto.
Eu sou estudante da escola E.E.E.F.M.”Jacaraípe”,tenho 16 anos,sou bolsista do projeto de Mapeamento Colaborativo,estou cursando Idiomas, moro com minha família em Enseada de Jacaraípe .Hoje eu aprendi a mapear meu bairro e selecionar os pontos, areás e linhas.Eu vi também a ponte da praça Encontro das Águas,aprendi que ao passar do tempo o pier teve várias modificações por causa de interveções humanas.Minha vontade de querer aprender só aumenta,Patrícia esta me ajudando totalmente a desenvolver meus conhecimentos.
Até logo, bjs!!
Olá, meu nome é Dayane Brito Brum tenho 16 anos e moro na região da Grande Jacaraípe, faço parte de um projeto colaborativo de mapeamento que acontece na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jacaraípe, estou cursando o terceiro ano e sou bolsista da FAPES. No dia 03 de maio de 2018, o projeto foi para a Universidade Federal do Espírito Santo na sala no qual se chama Clik Toc para fazer marcações da região onde moro e locais no qual eu considero importantes e queira que outras pessoas conhecesse. Além das marcações a professora explicou sobre pier que se encontra onde é realizado alguns estudos, neles explica a quantidade de areia no qual encontramos na praia que se dá por interversão humana, foi usado as plataformas “ Ver a cidade” e o “ OpenStreetMap”.
Meu nome é Thayná, tenho 15 anos,sou bolsista, estudo no E.E.E.F.M Jacaraípe curso o segundo ano do ensino médio sou da 2M05 e no dia 03 de abril de 2018 eu e os alunos do projeto fizemos um mapeamento das localidades próximas as nossas casas como por exemplo pontos de ônibus, supermercado, sorveteria entre outros. Este projeto foi realizado na Universidade Federal do Espirito Santo no laboratório Clik Tok ultilizamos o OpenStreetMap, Veracidade e Field Papers para fazer o mapeamento. Este projeto foi muito útil para a minha aprendizagem.
Esses pontos foram feitos na UFES no dia: 03/05/2018 pelo Mapeamento Colaborativo. Meu nome é Vinicius Gil da Silva, sou da escola E.E.E.F.M Jacaraípe, estou cursando o 3°Ano do Ensino Médio, Sou Bolsista da FAPES (Fundação de Amparo ao Pesquisador do Espirito Santo). Hoje fizemos marcações na plataforma OpenStreetMap no laboratório Clik Tok, para podermos auxiliar pessoas que vem para Jacaraípe ou mesmo moram no local. As marcações foram sobre varis coisas alguns delas foram: Faixa de Pedestre, Bares, pontos de ônibus, lugares de jogos, praça de lazeres. Outras pessoas podem acessar a plataforma OpenStreetMap…
Ola sou Anna Beatriz, estudo na escola EEEMF Jacaraípe, estou cursando o 2º ano do Ensino Médio,tenho 16 anos, faço curso de idiomas e participo do projeto de Mapeamento Colaborativo que é amparado pela FABES no qual sou bolsista.Hoje eu estou na UFES tendo aula no Clik Tok, pois estou usando o Open Street Map para mapear alguns pontos no meu bairro como escolas, árvore, pontos entre outros, mas também aprendi a usar o Fieldpaper, usamos o site “ver a cidade” para comparar o pier de Jacaraípe.