OpenStreetMap logo OpenStreetMap

Diary Entries in Brazilian Portuguese

Recent diary entries

Olá, meu nome é Byanca Cabral Rosário, tenho 15 anos e faço parte do projeto Pic Jr Mapeamento Colaborativo, situado na escola E.E.E.F.M Jacaraípe, curso o 2º ano do ensino médio, sou bolsista esse ano no projeto, enfim pesquisamos sobre diversos assuntos ambientais e tanto sociais também. Hoje no laboratório Click Tok na UFES eu marquei pontos no mapa através do OpenStreetMap, pontos próximos a minha casa como por exemplo quebra-mola, loja de roupa etc, de acordo com a métrica Euclidiana (ponto, linha e área). Além do OpenStreetMap foi usado também plataformas como ‘‘Ver a Cidade’’ e o Field Paper.

Olá sou estudante da escola “Jacaraípe” me chamo Luiza tenho 17 anos faço parte de um grupo de pesquisa chamado: Mapeamento Colaborativo que é amparado pela FAPES pelo qual sou bolsista,onde desenvolvemos forma de mapear. Hoje fizemos uma aula de campo na Universidade Federal do Espirito Santo, no laboratório de ciências da UFES (clik tok). Marcamos diversos pontos da nossa região da Grande Jacaraípe em forma de ponto,linha e área por exemplo,escolas,semáfaros,valão e pontos de ônibus . Fizemos também comparação de vários períodos analisando as construções e suas modificações durante os anos que se passaram.

Olá amigos mapeadores do Open Street Map! Como estão?. Venho hoje compartilhar minha experiência de mapear as cidades deste Estado. Desta vez mapeei as cidades cujo a inicial é a letra “C”. No total são 33 cidades com esta inicial. Destas, apenas 5 cidades ficaram sem nomes de ruas, devido não ter camada do IBGE urbano.

São estas as cidades: Caldeirão Grande do Piauí, Campo Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Caxingó e Currais. Estão sem nomes de ruas, podendo alguém, futuramente, fazer alterações.

Neste mapeamento tive bastante trabalho, pois haviam algumas cidades com bastante ruas como Campo Maior, Canto do Buriti, entre outras. Cada mapeamento, além dos nomes de ruas, adicionei alguns riachos, vias locais, escolas, igrejas, etc. Corrigi, ajustei, alinhei ruas, enfim, tentei deixar tudo bem trabalhado.

Aos poucos estou colocando o Piauí no mapa OSM, pois é um Estado que aparentemente tem poucos mapeadores ativos. Recentemente foi criado um grupo no Telegram, denominado “OSM Nordeste”, cujo o objetivo principal no momento é colocar nomes de ruas nas cidades que faltam.

Piauí, Maranhão, Pernambuco e Paraíba são os Estados que estão com um mapeamento muito deficitário nesta região.

Estou fazendo minha parte no Estado do Piauí, estou gostando, e pouco a pouco a gente vai fazendo um grande trabalho. Novas edições em breve! Abraços e até a próxima!

Hoje estou me dedicando a mapear as ruas de vários bairros da Região metropolitana do Recife.

estou inserindo no mapa: Lojas, comércios, nome de ruas, industrias entre outros.

Location: Pilar, Ilha de Itamaracá, Região Geográfica Imediata do Recife, Região Metropolitana do Recife, Região Geográfica Intermediária do Recife, Pernambuco, Região Nordeste, Brasil

Olá.

Como já havia comunicado há alguns meses, foi disponibilizado por um órgão do governo capixaba os dados de uso do solo em todo o território estadual. Elaborei uma importação de caráter preliminar no município de São Gabriel da Palha para verificar possíveis problemas.

relation/1837825

Caso possam avaliar o resultado, gostaria que sinalizassem problemas, erros ou outras questões para que, dependo deste feedback, eu reverta a importação ou dê prosseguimento a alguns outros municípios.

Proposta: osm.wiki/Esp%C3%ADrito_Santo_(state)/Proposta_de_importa%C3%A7%C3%A3o:_Uso_e_Ocupa%C3%A7%C3%A3o_de_Solos

Grato, Lucas Pereira.

Location: Populares, São Gabriel da Palha, Região Geográfica Imediata de Colatina, Região Geográfica Intermediária de Colatina, Espírito Santo, Região Sudeste, Brasil

No começo de março alcancei o número de 1000 changesets, a maioria delas em São Gabriel - RS onde me dedico primordialmente a desenho de geometria e coleta de dados a campo. Quando comecei a coletar numeração de edifícios, usava MAPS.ME (ou caneta e papel). Ficava um pouco frustrado com a ineficiência destas ferramentas diante do que eu realmente gostaria de fazer. Foi então que comecei a utilizar o OSMTracker para a mesma tarefa e consegui espalhar a “mancha” de addr:housenumber bem mais rápido pela cidade. Compartilho com quem tiver interesse em seguir o mesmo caminho, algumas dicas que aprendi depois de várias trilhas criadas com esse propósito. Sugestões, correções ou dúvidas? Envie uma mensagem.

Location: Loteamento Behr, Sede, Santa Maria, Região Geográfica Imediata de Santa Maria, Região Geográfica Intermediária de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Região Sul, Brasil

Olá,

Não tenho muita coisa a dizer. Para comemorar a minha edição nº 2000, redesenhei o Largo São João, em Laranjal Paulista/SP, Brasil, com todos os seu canteiros e caminhos, e finalizei o 3D da igreja matriz.

Transformação Largo Sao Joao Laranjal Paulista Ver o 3D da área no F4map.com

Há ainda algumas coisas a serem corrigidas, como as baias de estacionamentos, e faltantes, como árvores e bancos. Não é muita coisa, mas a diferença é perceptível, especialmente se comparado com o estado em Outubro/2017, quando eu comecei a trabalhar no mapa do município.

Até a próxima,

(Você sabia que o OpenStreetBrowser também está disponível em Português? https://www.openstreetbrowser.org/?lang=pt-br)

Igor Eliezer Arquiteto e Urbanista

Location: Centro, Laranjal Paulista, Região Imediata de Piracicaba, Região Geográfica Intermediária de Campinas, São Paulo, Região Sudeste, 18500-000, Brasil

Olá caros amigos, venho hoje através deste diário, falar sobre o mapeamento de cidades (povoados ou cidades menores) piauienses, onde hoje concluí o mapeamento de 17 cidades com a inicial de seus nomes “B”, Sendo que são 21 municípios com esta inicial. Apenas duas cidades ficaram sem mapeamento devido não conter camada IBGE setores urbanos. Apenas uma cidade ficou com mapeamento incompleto, a cidade de Betânia do Piauí, onde a camada do IBGE estava incompleta na área urbana da cidade.

Segue abaixo as cidades que não estão mapeadas:

Bocaina, Belém do Piauí e Betânia do Piauí (Incompleto).

Novas edições em Breve!

Descrição

Comecei um novo objetivo: Mapear locais e ruas do meu bairro melhor e mais precisamente possível.

Passos

  • Mapear estabelecimentos, escolas e clínicas.
  • Mapear Trilhas GPS
  • Mapear lotes (Casas)
Location: Morrinhos, Vicente de Carvalho, Guarujá, Região Imediata de Santos, Região Metropolitana da Baixada Santista, Região Geográfica Intermediária de São Paulo, São Paulo, Região Sudeste, 11495-025, Brasil

Fiz um relatório de traduções faltantes ao português (pt-BR) em projetos e ferramentas do OpenStreetMap no Transifex, obtidos via API. A lista indica a quantidade de traduções faltantes e o link para a página de tradução do projeto. O código-fonte do script de geração do relatório é aberto e está disponível aqui.

Comentários e sugestões de outros projetos de tradução são bem-vindos!

See full entry

Hoje concluí a edição em 17 cidades do Piauí, sendo elas com a inicial “A”, onde iniciei as edições dia 07 de fevereiro e terminei hoje dia 16 de fevereiro de 2018. Bom, eu costumo chamar de cidades, pois estas contém território municipal, mas são a maioria povoados ou cidades menores, de acordo com o OSM. Apenas duas cidades continham seus nomes de ruas, que são as cidades de Agricolândia e Assunção do Piauí. Em quatro cidades não foi possível mapear devido não conter informações do IBGE áreas urbanas, mas fiz algumas melhorias nas mesmas. São elas as cidades ou povoados de, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Alvorada do Gurguéia e Aroeiras do Itaim. O restante eu concluí fazendo algumas edições que estavam incompletas e outras que não havia mapeamento. As cidades dessa lista são, Acauã, Água Branca, Alto Longá, Altos, Amarante, Angical do Piauí, Anísio de Abreu, Antônio Almeida, Aroazes, Arraial e Avelino Lopes. Além de adicionar os nomes das ruas, também fiz melhorias e correções (que achei correto ou necessário ao meu ver) nestas cidades menores ou povoados que editei. Novas edições em breve! Obrigado e até a próxima!

Posted by FrancyskoMarkes on 30 January 2018 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 25 November 2024.

Ontem concluí a adição de nomes de rua na cidade de Piripiri que fica no Estado do Piauí. Foi um grande trabalho, mas concluí com gosto e determinação, utilizando o editor JOSM o qual estou me acostumando a utilizar. Vejo que muitas cidades desse Estado não estão com os nomes das ruas adicionados, até mesmo as cidades que já são um pouco grandes. Mas continuarei dando a minha contribuição. Abraços!

Completei no dia 20 de janeiro de 2018 meu conjunto de modificações de número 2 mil. E por volta deste horário da postagem há 5 anos atrás fiz minha primeira edição no OSM. Só não esperava que ia me envolver tanto com o OSM, uma simples edição se tornou hoje no meu principal hobby e não só isso, o OSM também me levou a conhecer melhor o mundo das Geotecnologias.

Entre a edição de 1k e 2k estive focando, em um primeiro momento, apenas na continuação do mapeamento do município de Santa Maria / RS, onde moro, e ajudei com muita geometria adicionada ao mapa. Mais recentemente (há quase um ano), mobilizamos um grupo de mapeadores do estado do Rio Grande do Sul e então meu foco se abrangeu para todo o estado, onde tenho ajudado, dentre outras tarefas, em: Desenhar casario urbano, refinar limites de municípios, delimitar os distritos (essa já acabamos :) ), delimitar bairros, completar arruamentos urbanos, completar estradas públicas, completar a malha de cursos d’água e mapear as linhas de ônibus do transporte público intermunicipal.

Queria poder lançar um auto-desafio de ajudar no mapeamento do RS completando 1 milhão de buildings adicionadas até minha edição de número 3 mil, contudo teria que dedicar changesets quase que apenas a isso. Então minha meta até a edição de número de 3k fica sendo continuar ajudando nas diversas tarefas do Grupo OSM RS. Quanto a minha meta de 1 milhão de buildings estou quase em 1/4 da meta na data de hoje, como vou continuar mapeando buildings, fica quiçá esta meta para até minha changeset de número 4k…

Para finalizar, digo que quero poder logo completar a fase de grande inserção de geometrias, para poder enfim focar mais na inserção de tags nas geometrias existentes num futuro próximo, e voltar minhas edições novamente para casa, mapeando menos objetos, mas com mais detalhes…

Location: São Valentim, Santa Maria, Região Geográfica Imediata de Santa Maria, Região Geográfica Intermediária de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Região Sul, 97145-000, Brasil

Concluí o mapeamento de Espírito Santo do Pinhal-SP, que só continha as ruas, previamente bem mapeadas, porem sem os nomes. Ao verificar a camada do IBGE Urbana, a mesma estava não só desalinhada, mas também levemente angulada, impedindo o aproveitamento para os nomes. Procurei na camada “Face” do Censo 2010 do IBGE, tinha o mesmo problema, mas foi possível corrigir o alinhamento e pude continuar o trabalho. Inseri nomes, praças, algumas estradas rurais, lagoas e matas, e fechado a nota que pedia o mapeamento da cidade.

Agora é esperar que usuários locais se interessem e adicionem POIs, construções e outros detalhes.

Duração, 4 dias, trabalhando aproximadamente duas horas por dia.

Location: Jardim Nova Pinhal, Espírito Santo do Pinhal, Região Imediata de São João da Boa Vista, Região Geográfica Intermediária de Campinas, São Paulo, Região Sudeste, 13990-000, Brasil

Este ano tenho por objetivo mapear o máximo de cidades do Estado, que estão com as ruas sem nomes. Ano passado iniciei a minha contribuição aqui no OSM. Errei, acertei, corrigi, aprendi, enfim, continuo aprendendo mais e com isso, fazer um bom trabalho. Gosto de mapear, é como se fosse uma paixão rsrs. Enfim, fiz o mapeamento de algumas cidades do Ceará, faltam muitas ainda, mas espero que este ano façamos um bom trabalho e vamos expandir mais e mais as nossas contribuições. Abraços e até a próxima!

Location: Ilha Peres, Inhuçu, São Benedito, Região Geográfica Imediata de São Benedito - Ipu - Guaraciaba do Norte - Tianguá, Região Geográfica Intermediária de Sobral, Ceará, Região Nordeste, 62375-000, Brasil