OpenStreetMap logo OpenStreetMap

Diary Entries in Brazilian Portuguese

Recent diary entries

Meu nome é Beatriz Figueredo, sou aluna do 2ºM1, da escola E.E.E.F.M. “Jacaraipe”. No terceiro trimestre iniciamos um trabalho de geografia sobre logística, com a professora Patricia Leal. O primeiro passo deste trabalho foi dividirmos a sala em grupos e cada grupo ganhou um ponto específico em Jacaraípe. O meu grupo é o 6 e ficamos responsável pelo ponto no Supermercado Extrabom. Fizemos o croqui dos ônibus que passavam próximo a este local e criamos uma conta no OpenStreetMap. Em seguida, marcamos o ponto com um sinalizador. Estou achando o trabalho muito interessante, apesar da dificuldade de utilizar os mapas. Também Aprendi muito sobre Jacaraipe.

Posted by Naige Calmon on 5 October 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 6 October 2015.

Começamos com a separação de grupos onde nosso grupo foi formado por mim, Rayra, Sara C., SaraG., e Gabriela R. Ganhando um ponto específico na grande Jacaraipe/ES Assim nos escrevemos no site , marcamos nossa localização, fizemos amizade com a professora Patricia Leal, fizemos pesquisa sobre linhas e seus horários e itinerários, agora marcamos uma área proximo a nosso ponto do trabalho que e o cruzamento da Av. Abido Saad e a Rua Fortaleza prox ao Big San.

Location: Comercial Irmãos Barbosa, Parque Jacaraípe, Serra, Região Geográfica Imediata de Vitória, Região Metropolitana da Grande Vitória, Região Geográfica Intermediária de Vitória, Espírito Santo, Região Sudeste, Brasil
Posted by thaiaramodesto on 5 October 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 20 November 2015.

no trabalho de logística eu contribui para o desenvolvimento…criei o meu perfil na data correta fiz a marcação no mapa, fiz o meu cadastro no OpenstreetMap, atualizei o meu diário…e fiz a marcação na plataforma…alexia ficou responsável para desenvolver a linha de ônibus por isso não participei…no Podcast eu fiquei responsável por gravar e posta no “podben”mas todos do grupo contribuíam…no debate “o carro Eo novo tabaco” ramilles,,barbara que ficaram responsáveis em estudar o texto e participar do debate…Maria Luiza ficou responsável em entrar no facebook e responder o Questionario,mas todos ajudaram elaboramos…entrevistamos a avo da alexia e todos participaram…elaboramos 5 questões de múltiplas escolhas e cada uma ficou responsável de entrevistar uma pessoa eu entrevistei a vanessa do 1 ano…eu ramilles,alexia e Maria gravamos um video mostrando o nosso trajeto indo pra escola ea barbara editou o vdeo…

O que buscamos nesta é identificar os principais Focos de Incêndios Florestais e tentar compreender melhor a dinâmica deste junto a esta Nação Krahô neste ano de 2015.

Location: Goiatins, Região Geográfica Imediata de Araguaína, Região Geográfica Intermediária de Araguaína, Tocantins, Região Norte, 77770-000, Brasil
Posted by Lucas Carvalho Gava on 3 October 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 15 November 2015.

Meu nome e Lucas Carvalho Gava e curso o 2ºano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jacaraípe, Esse trabalho de logística na disciplina de Geografia tem a função de mapear os bairros de jacaraípe,Com esse trabalho estou tendo a oportunidade de conhecer mais jacaraípe, conhecendo seus bairros. Ainda não encontrei dificuldades no site, site de fácil acesso, só é meio devagar.

Fiz a marcação da minha linha de ônibus, achei meio confuso e um pouco complicado mais no final acabou dando certo.

Posted by Gizelly Gonçalves on 1 October 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 23 November 2015.

bem esse trabalho esta sendo muito complicado pra mim,pois sempre fico perdida nesse aplicativo, ate o cadastro tava tranquilo depois me compliquei toda, mais com ajuda dos meus amigos e colegas to conseguindo desenvolver um pouco,espero que ate o final desse trabalho entenda esse aplicativo, já meu ponto de pesquisa aconteceu um imprevisto e erramos o ponto mais tudo se resolveu depois rsrs ..bem depois mapeamos locais e coisas,fizemos podcast sobre um outro ponto descrevendo-o,depois outro podcast sobre nosso ponto, fizemos as rotas dos ônibus e depois fomos numa pesquisa pratica no local onde observamos o movimento do transito..

Após a professora passar o trabalho, dividimos o grupo por afinidade e depois começamos a seguir os passos que ela nos passou. Primeiro tive que fazer um novo gmail pois o meu gmail antigo tinha números, logo fiz a conta no openstreetmap e a configurei como a prof.(a) avia nos passado. Depois começou a “dor de cabeça” para que todos do grupo fizessem a conta, já que, nem todos tinham acesso a internet tão fácil assim, e alguns não conseguiam configurar a conta como devia. Tivemos que fazer um grupo no whastApp, para resolvermos este problema e um outro, que era o de não nos encontrarmos no site para fazer amizade e nem encontrar a prof.(a). Só conseguimos após todos enviarem o link de sua página para o grupo do whastApp, e eu ter configurado de modo devido a conta de algumas pessoas do grupo do trabalho. Para fazer a pesquisa que foi nos pedida, nos informamos mais com um outro grupo e dividimos as partes de cada um. Eu fiquei responsável por desenvolver o croqui e as meninas com a parte da pesquisa. Elas se reuniram e fizeram a parte delas, o dinheiro das impressões dividimos entre nós para pagar, pois nem uma tinha impressora em casa. Ainda nos reunimos na escola para decidirmos alguns pontos sobre o croqui, e depois de tudo pronto chegou o dia da entrega da pesquisa.

EU tenho muita dificuldade para usar esse aplicativo, bom eu estou tentado aprender a usar para ter um bom desempenho no meu trabalho, que a disciplina é Geografia que tem como tema logistica. Para mim não foi tão difícil fazer o cadastro, mas as demais atividades me deixam perdida. Principalmente por que a minha rua tem outro nome no mapa. Por aqui agente chama de rua: santo Antônio e no mapa esta como rua São Paulo.

Sou a Luiza , sou do 2M02 e sou do grupo 3. A primeira coisa que fizemos no trabalho e logística foi um croqui de dois pontos de ônibus próximos ao nosso ponto de pesquisa ,que é em frente a Policlínica ,depois fizemos uma lista com horários e itinerários das linhas de ônibus que passam pelo nosso ponto e a última coisa que pesquisamos nessa primeira atividade foi o que são QR COLD.Tudo foi feito em folha separada para entregar a Professora ,a segunda atividade ela passou uma lista com os bairros de jacaraipe e deixou faltando alguns e pediu para descobrir os que faltavam. Até agora foram atividades para fazer em grupo.Depois ela passou uma individual ,que foi quando conheci este site,na atividade pedia para criar uma conta ,seguir os passos que ela passou no quadro e ai adiciona-lá. Essa parte eu achei meio complicada ,pois não consegui achar-la sem o link do perfil .Mas tirando isso até que não foi difícil.Estou gostando muito desse trabalho,é algo diferente,e é bom também porque tira aquela monotonia de sala de aula e trabalhos sempre no mesmo padrão.

Semana passada foi criado no Telegram o grupo OSM Brasil, afim de facilitar o contato entre mapeadores de todo o país. Todos são bem-vindos.

Nesse grupo, passou a se discutir importar os dados de limites de bairros do município do Rio de Janeiro, disponibilizados em licença compatível com o OpenStreetMap (ODbL) no portal data.rio. Foi criado um sub-grupo no Telegram para a força-tarefa e em menos de 24 horas, 6 usuários mapearam os 162 bairros da cidade.

Captura de tela do Overpass fazendo query nos bairros Captura de tela do Overpass fazendo query nos bairros

Agradecimentos a: Marcio Aguiar, Narcélio de Sá, Pedro Geaquinto, Thiago Pv e Vítor Dias

Agora os próximos passos serão importar dados de bairros e distritos das demais cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e discutir que próximos dados do data.rio serão levados para o projeto.

Veja os bairros da cidade do Rio de Janeiro no OpenStreetMap.

Location: Estácio, Rio de Janeiro, Região Geográfica Imediata do Rio de Janeiro, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Região Geográfica Intermediária do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Região Sudeste, Brasil
Posted by jpgon on 20 September 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 11 August 2023.

..Membro mapeador da Fundação Open Street Maps

Em Dezembro de 2013 fiz meu cadastro no OSM e Iniciei mapeando em Umuarama / PR / Brasil e nos Municípios vizinhos. Tenho procurado mapear toda a região Noroeste do Paraná pois a mesma está desprovida de informações para navegação por GPS e outras de interesse geográfico. Atualmente mapeando pelo Brasil. ..Objetivo primário: cadastrar as vias das Cidades permitindo compilar arquivos para os GPS, disponibilizar dados para programas de informações geográficas e para estudos de planejamento municipais. ..Objetivo secundário: cadastrar POI’s Iniciante e entusiasta no OSM. Sempre disposto a estudar, aprender, corrigir erros apontados por colegas mais experientes, por estar em uma fase inicial do OSM no Brasil e minha própria.

Minha localização está em coordenadas decimais, o que está reportando um lugar totalmente diferente do verdadeiro.

Maio de 2016: continuo meu trabalho de mapear minha região, agora acrescentando nomes aos arruamentos, estradas rurais, córregos, riachos, ribeirões. Desenhando as matas ciliares juntos aos leitos e nascentes.

Outubro em 11/10/2017 - Próximo de 1.150.000 map changes em contribuições ao OSM, sendo que estou próximo de 1 milhão de nodes somente no Brasil. Estou fazendo minha parte no projeto e empenhado diariamente a acrescentar informações importantes para diversos usos.

Dezembro de 2017 - Realizado o primeiro um milhão de nodes somente no Brasil. Já são quase vinte mil contribuições. Vamos a luta, pois temos muito trabalho pela frente. Fazendo a parte grossa por enquanto.

18 de maio de 2018: hoje completo 365 dias de contribuições diárias e vamos continuar contando mais dias, pois muito temos a fazer neste Brasil.

02 de agosto de 2018: Hoje completo 2 milhões de alterações no Open Street Map São aproximadamente 23 mil edições. Próximo de completar 2 milhões somente no Brasil. Contribuição diária, e vamos continuar. Muito trabalho a ser feito neste Brasil gigantesco.

See full entry

Location: Parque Residencial Interlagos, Umuarama, Região Geográfica Imediata de Umuarama, Região Metropolitana de Umuarama, Região Geográfica Intermediária de Maringá, Paraná, Região Sul, 87502-000, Brasil

Caso ainda não conheça o osmtracker, você deveria.

É ótimo para rapidamente marcar pontos, anotações, voz e tirar foto ao fazer survey.

O mais legal, e que criei coragem para riscar da minha lista infinita de coisas a fazer, é que dá para personalizar os botões de acordo com a necessidade do usuário.
Por exemplo, eu uso o aplicativo principalmente para marcar pontos na rodovia:

Rodovia

E nos parques, praças ou trilhas:

See full entry

Fiz a tradução para Pt-Br sobre o wiki do aplicativo. Confira:

“BucketMan - coloring your city” (“BucketMan - colorindo sua cidade”) é um jogo para dispositivos móveis que é similar ao Pac-Man mas o cenário é as ruas do mundo real. Atualmente ele só foi elaborado para dispositivos com Android. Mas em breve você também poderá jogar em seu IOS. O jogo está em seu estágio beta e pode ser baixado na playstore. Ou também pelo site oficial do game. Você pode ver o video de divulgação do game em português (Pt-Br) no youtube.

O Jogo:

No jogo você controla o BucketMan para colher água e tintas de modo a evitar que os VIA (Veículos de Inteligência Artificial), em inglês AIV’s, dirijam pela cidade com um unico objetivo: dirigir o máximo possível, congestionando a cidade. Você pode pular sobre os AIV´s e recolher tintas para pintá-los, deixando-nos inofensivos. Você pode desbloquear as supertintas para ficar o “hulk” e daí quem atropela os carros é você. Dependendo da cor, você tem a recompensa. Durante o jogo você pode mudar a água e as tintas para melhorar as habilidades (velocidade, tempo de pulo, …) e as características (tempo de vida, entre outros).

O tempo não pára e você precisa coletar água para poder passar de fase, com a água você ganha tempo, e matando os AIV’s também.

Há dois principais modos de jogo: Missões e sobrevivências. Nas missões você tem que fazer as tarefas, como pular sobre 8 AIV’s, pintar certos AIV’s de determinadas cores, matar um certo número de AIV’s de uma específica cor, …

No mapa de sobrevivência você simplesmente tem que… sobreviver. Aqui você pode coletar águas e tintas para deixar seu BucketMan melhor. Existe também um ranking mundia via Google Play Game Services para mapas salvos, onde constam as pontuações de cada mapa. Além dos mapas salvos você pode também jogar os mapas online do local onde você está (desde que haja conexão com a internet e GPS).

See full entry