OpenStreetMap logo OpenStreetMap

Diary Entries in Brazilian Portuguese

Recent diary entries

Registrando rapidamente a atividade, nesta quinta, dia 20/08/2015, visitamos o bairro Barreiro Cabral nas proximidades de onde ficava o bairro Freguesia Velha. Lá se encontram grandes riquezas visuais, naturais e históricas.

Primeiro visitamos o cemitério que foi transferido da Freguesia Velha para construção da fábrica de cimento por volta da década de 70 e a igreja erguida ao seu lado.

Depois fomos um pouco mais na frente até uma mina de ouro abandonada, dos tempos do ciclo do ouro na região, onde existe ao lado uma famosa figueira gigante e logo abaixo, no Rio das Almas, um Encanados, construção de pedra para exploração de ouro apresentando pedras que foram cavadas por intervenção humana.

Mais detalhes sobre essa atividade…

Mapa do local

See full entry

Location: Barro Branco, Ribeirão Grande, Região Imediata de Itapeva, Região Geográfica Intermediária de Sorocaba, São Paulo, Região Sudeste, Brasil

A Prefeitura Municipal de Itapoá, representada pelo Sr. Luis Carlos Zagonel (Chefe de Gabinete do Prefeito), autorizou em 12/08/2015, a utilização dos dados do município disponibilizados no site municipal para uso no OSM.

Esta valiosa e importante colaboração, me permitiu cadastrar todas as vias urbanas constantes no Mapa Geral 2014, com os seus nomes oficiais.

Agora, as pessoas podem conhecer ou locomover-se por este belo Balneário Catarinense, utilizando as informações do Openstreetmap.

Parabéns ao Prefeito de Itapoá e a sua equipe por esta exemplar atitude.

Posted by edilqueirozdearaujo on 18 August 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 18 March 2016.

Os comentários das edições que fazemos no mapa (changesets) são importantes para identificar o que fizemos.

Pra facilitar a leitura, quando comecei a usar notas do mapa para adicionar informações, passei a citar no comentário o número/ID da nota que usei como referência, e na nota resolvida comento o número/ID do changeset que a resolveu :)

Na noite do dia 26 de janeiro de 2013 conheci o OpenStreetMap. No perfil do meu usuário consta 27 de janeiro, mas creio que o horário deve ser o de Londres, portanto aqui ainda era 26. No dia 27 de janeiro ocorreu o sinistro mais marcante da Cidade Coração do Rio Grande, o Incêndio da Boate Kiss e, por isso sempre me lembro do dia que conheci o mais promissor mapa que o mundo já conheceu.

Esta edição de #1000 ocorreu por acaso, devido a ter que salvar os dados no JOSM e reiniciar, porque as vezes ele dá bug e nem baixa, nem envia dados. Ao colocar para enviar os dados, esqueci de configurar para um changeset existente. E isso não ocorre somente com o JOSM, as vezes utilizo o Potlatch 2 no modo avançado (quando o JOSM não está ao alcance) e acostumado com o JOSM dou Ctrl+C querendo copiar algo e acabo por fechar o changeset.

Como disse o usuário naoliv, o número de edições não diz muita coisa. Em uma edição você pode apenas mudar um ponto de lugar, ou desenhar todas as ruas de uma cidade, então isso não importa muito, e sim o quanto a gente contribui para o OSM. Quando estava lá pelas edições de 900 e algo conheci o “How did you contribute to OpenStreetMap ?” e para a minha surpresa estava entre os 1400 mapeadores mais assíduos do OpenStreetMap. E olha que somos mais de 2 milhões!!! Então por meta pessoal decidi acelarar as colaborações para chegar as 1000 edições entre os 1000 mapeadores que mais contribuem segundo o HDYC, e acabei por estar entre os 800 que mais mapeiam hoje (#795 N, #747 W, #433 R).

See full entry

Location: Rincão do Fundo, São Valentim, Santa Maria, Região Geográfica Imediata de Santa Maria, Região Geográfica Intermediária de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Região Sul, 97070-090, Brasil

Um amigo me dizendo que alteraram o sentido da rua que ele mora no Waze:

Ah, o waze, ia te falar. Mexeram lá, não pode mais virar na minha rua. Aí reclamei… um usuário editor respondeu. Cadastrei no site que edita mas não tenho privilégio ainda. Eu respondi pro cara meu argumento e ele ignorou. Vou ver se entro lá depois no chat pra discutir com alguém que tenha poder

E depois:

Pior que por causa disso o waze tá gerando umas rotas zoadas. E até menos de 1 mês atrás tava OK

Ao contrário do exemplo acima, no OSM qualquer um pode editar qualquer lugar, sem burocracia e com o diferencial de dar importância às pessoas que têm conhecimento do local!

Para poder trabalhar melhor e mais seguro em áreas onde uma boa identificação do mapeador como pessoa inofensiva é de vantagem, resolvi fazer uma “camisa do mapeador”. Quem quiser os arquivos (frente e verso, em *.png e *.svg, sem o URL mapaitapetinga.com.br) para fazer uma camisa numa camisetaria da sua cicade, é só mandar uma mensagem para a minha conta de usuário, informando o seu e-mail.

Camisa de mapeador / mapper shirt / Kartiererhemd

Location: Fazenda Astrolina, Itapetinga, Região Geográfica Imediata de Itapetinga, Região Geográfica Intermediária de Vitória da Conquista, Bahia, Região Nordeste, 45700-000, Brasil

WhoDidIt Feed

Há já um meio ano que descobri o WhoDidIt Feed, que é uma maneira muito útil de saber por meio de RSS quem modificou o que em uma dada região. Rodo o RSSOwl diariamente e infelizmente sou o único na região que tem mapeado com afinco. Há também um alimentador onde se pode saber de novas notas e outro que se pode saber de novos usuários no OSM, ambos gosto também.

Pois bem, o WhoDidIt Feed falha num ponto: Ele não acusa modificações se elas ocorrerem somente em tags, ou seja, se for modificada, apagada, ou incluída nova tag, sem que se crie ou modifique as coordenadas de um ponto.

Alguém saberia de outra ferramenta que poderia usar para acompanhar isso? Ou até mesmo incluir esta função no WhoDidIt Feed?

 From left to right: Wille, Jadson, Linhares and Luiz Carlos.

Fizemos mais um encontro da comunidade OpenStreetMap de Brasília no último sábado! Além de mim e de Linhares, tivemos a presença de Jadson e Luiz Carlos, que nunca haviam editado, mas que já possuíam interesse no OpenStreetMap.

Após nos encontrarmos em um café, saímos para mapear uma quadra comercial de Brasília. Essa quadra fica próxima do Setor Bancário e do Setor de Autarquias Sul, assim possui muitos restaurantes e é uma área onde circula muita gente durante a semana. Fizemos o mapeamento de todos os pontos de interesse utilizando um mapa impresso no Field Papers. Após a caminhada pela quadra, retornamos ao café para inserir os dados no OSM utilizando o iD.

See full entry

Location: Asa Sul, Brasília, Plano Piloto, Região Geográfica Imediata do Distrito Federal, Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, Região Geográfica Intermediária do Distrito Federal, Distrito Federal, Região Centro-Oeste, 70253-000, Brasil
Posted by edilqueirozdearaujo on 29 June 2015 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 18 March 2016.

Nesta sexta, dia 26 de junho de 2015, fizemos um mapeamento histórico em grupo para registrar um pouquinho sobre a cultura e o passado de Ribeirão Grande. Da ideia de nosso grupo surgiu um novo projeto, um projeto coletivo formado por pessoas e parceiros interessadas em reunir e compartilhar a cultura e a história local.

See full entry

Location: Ouro Fino, Ribeirão Grande, Região Imediata de Itapeva, Região Geográfica Intermediária de Sorocaba, São Paulo, Região Sudeste, Brasil

Completei 2000 edições no OSM. Na verdade não ligo muito para isso e nem sabia que se contava o que os usuários faziam, mas depois um outro colaborador me informou.

Atualmente estou focado na delimitação dos bairros de Campo Grande/MS e seus milhares de parcelamentos, juntamente com o colaborador muzito. Acho que vamos acabar logo, pois ele está bem empolgado.

Gosto muito de trabalhar em equipe, pois o trabalho flui melhor. Além disso os colaboradores daqui - embora muitos - são bem inativos.

Google translation….

2000 editions in OSM

Completed 2000 editions in OSM. In fact I do not care much for it and did not even know whether to tell what users did, but then another employee informed me.

I am currently focused on the delimitation of the field neighborhoods Grande / MS and its thousands of installments along with Muzito employee. I think we will end soon, because he is well motivated.

I love to work in teams, because the work flows better. In addition employees here - though many - are very inactive.

Após alguns meses sem atividade, vamos retomar os encontros da comunidade OpenStreetMap Brasília. Dessa vez, o local de encontro será no Café da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul), no dia 04 de Julho, às 16 horas.

Nossos encontros são uma oportunidade para conversarmos sobre o OpenStreetMap e mapas em geral e para novos colaboradores de integrarem ao projeto. Depois de nos encontrarmos, sairemos para mapear o Setor de Autarquias Sul.

Quem puder, leve um smartphone ou tablet ou papel e caneta para anotações durante a sessão de mapeamento.

Para mais informações, contate @WilleMarcel no telegram ou https://www.openstreetmap.org/user/_wille no twitter.

Dia 27 de junho, sábado, teremos uma oficina de OpenStreetMap em Campinas - SP, das 14:00 às 17:00, totalmente gratuito.

Pessoas que queiram aprender, conversar, tirar dúvida, trocar ideias ou discutir qualquer outro assunto relacionado ao OSM estão convidadas.

Inscrições e maiores informações em
http://revoada.net.br/oficina-maptimecps-introducao-ao-open-street-maps/