08-06-2020 = Minha primeira publicação. Incremento de atributos no edifício Shopping Jabaquara.
Diary Entries in Brazilian Portuguese
Recent diary entries
Como já comentei em outro post, faço alertas de Lombadas (ou quebra-molas) e também de Pedágios com os valores da tarifa, para Gps Garmin Automotivo. São distribuídos gratuitamente no fórum GpsClube.
Através de uma consulta overpass e edições no LibreOffice, crio um arquivo csv para utilizar no programa Poi Loader da Garmin, que compila os alertas (formato gpi).
Montar o arquivo csv demanda um certo tempo, então resolvi estudar Python para automatizar esta tarefa.
Assim, nasceram dois pequenos programas, muito rudimentares e básicos que fornecem o arquivo csv pronto para rodar no Poi Loader.
Para rodar os programas, utilizei a plataforma Colab, da Google:

Links:
Para facilitar a utilização e dispensar a instalação do python, transformei os dois programas em arquivos executáveis (.exe) para o sistema win10, com emprego do Auto-Py-to-Exe.
A publicação anterior sobre pedágios: @Tomio/diary/44406
100% da Avenida Ede numerada , a principal Avenida do bairro basicamente composto de morros esta agora numerada e com pontos de ônibus colocados, assim como os pontos de Interesses.
O que começou como apenas uma curiosidade, tornou-se em um trabalho viciante. Completando hoje 10.000 edições 👨💻 , e continuando…
Hoje estou mapeando praias do litoral sul de Pernambuco, estado do Nordeste do Brazil. Varias cidades como Rio Formoso, Barreiros, São José da Coroa Grande, Porto de Galinhas, Cupe, Tamandaré, Ipojuca, Nossa Senhora do Ó.
essas cidades e as prais citada acima precisava de melhorias, inclusão de areas verde, edificios e pontos comerciais e foi que fiz e ainda estou fazendo…..
venha participar da nossa comunidade no telegram instalando o Aplicativo. Comunidade Pernambucana no Telegram. https://web.telegram.org/#/im?p=@osm_pernambuco
um forte abraço a todos;
Raphael de Assis Recife/PE.
Membro do Coletivo União dos Mapeadores Brasileiros do OpenstreetMap. www.umbraosm.com.br/site
Avenida Conceição que corta os bairros ,Carandiru,Vila Guilherme,Vila Medeiros numeração 100% concluída com Pontos de ônibus , mercados posto de combustíveis e pontos de interesses inclusos.
Estou me dedicando a Mapear as Cidades de Rio formoso, Barreiros, Praias de Porto de Galinhas e Praia do Cupe, praias importantes no turismo de Pernambuco, Mehorias são importantes para quem chega a Pernambuco pelo litoral Alagoano no sentido a Capital Pernambucana, Recife, por isso a melhoria nessas Cidade.
Atenciosamente,
Raphael de Assis
Recife/PE.
UMBRAOSM - União dos mapeadores Brasileiros do OpenstreetMap.
www.umbraosm.com.br
Instale o plugin “utilsplugin2” em Preferências > Configurar plugins disponíveis.
1 - desenhe curvas perfeitas de estradas, ferrovias, rios, jardins, etc., com shift+c ▼

Venho editando nos ultimos dias as praias do cupe e Porto de Galinhas, muitos hoteis não estava incluido no OpenstreetMap e resolvi adicionar esses hotel na rede hoteleira da Praia do cupe e porto de galinha, falta atualizar algumas pousadas mas vou terminar assim que possivel, muito hoteis ja foram adcionados.
atenciosamente,
When you edit in the last days as coffee beaches and Porto de Galinhas, many hotels that are not included in OpenstreetMap and decide to add these hotels in the hotel chain of Praia do Café and Porto de Hen, hotels have already been added.
Sincerely,
Raphael de Assis Member of FOSM.
Avenida Nossa Senhora do Loreto 100% numerada , Junto + dezenas de quarteirões e ponto de interesses e ponto de ônibus.
Rua Reverendo Israel Vieira Ferreira, com 100% da numeração inclusa , dezenas de quarteirões inclusos e ponto de interesse.
Esses dias tenho mapeado Áreas Verde e Edifícios na Cidade Histórica de Olinda, uma cidade importante na Região Metropolitana do Recife e que tinha pouco mapeamento de edifícios e Áreas verdes e por isso decidi mapear essa importante cidade de Pernambuco.
vamos todos melhorar o OpenstreetMap.
Conheça o Nosso Coletivo UmbraOsm e seja sócio.
Site do Coletivo; http://www.umbraosm.com.br
Raphael Assis Recife/PE.
Coletivo UMBRAOSM - União dos Mapeadores Brasileiros do OpenstreetMap.
E-Mail: [email protected]
Site do Coletivo; http://www.umbraosm.com.br
twitter; @coletivoumbraosm
Estou usando esse Link da Camada Nomes de Ruas no Editor ID, Com essa camada adicionada na Opção customizada que fica abaixo das outras camadas do lado esquerdo você pode adicionar nomes de Ruas de Cidades onde a camada IBGE não mostra os nomes.
1.clique em editar. 2. vá na opção customizada, lado esquerdo, depois da camada IBGE Setor Urbano. 3. Insira esse link abaixo na caixa e depois clique em Ok, 4. camada pronta para ser usada.
Link da Camada Nomes de Ruas. https://api.maptiler.com/maps/b2037b15-5614-4fed-9608-9830b8dc574a/256/{zoom}/{x}/{y}.png?key=YmPoUxbTlEHlrASzv56Z
Raphael Assis Recife/PE. Coletivo UMBRAOSM - União dos Mapeadores Brasileiros do OpenstreetMap. E-Mail: [email protected] Site do Coletivo; http://www.umbraosm.com.br twitter; @coletivoumbraosm
Rua Crispim Duarte 100% numerada junto com dezenas de quadra da região , inclusos numerosos poi e cep em diversas vias.
Antes de reencontrar o Open Street Map, por anos utilizei o Google Earth para planejar e registrar/catalogar minhas trilhas de bike, e era um esquema que funcionava bem para mim.
Antes de sair eu checava a direção e as estradas principais pelas quais eu pretendia passar (isso eu ainda faço), mas, uma vez lá, eu quase sempre fazia alguma mudança no caminho, de acordo com a vontade do momento (de andar mais, ou de voltar logo para casa) ou pelo encontro de outro caminho desconhecido que eu resolvia explorar. Durante estas trilhas, quando eu precisava me localizar (por ter pego alguma direção errada em alguma encruzilhada desconhecida), eu utilizava o Google Maps em meu smartphone com a camada de relevo ativada. Ajudava, não tanto porque era meio pesado e muito pouco detalhado, mas ajudava.
Já para gravar a trilha feita, depois de voltar para casa, eu utilizava o Wikiloc. No PC, eu primeiro desenhava a trilha manualmente no Earth e depois carregava ela no Wikiloc juntamente com algumas fotos tiradas no caminho. Só muito recentemente passei a usar o famoso Strava para poupar essa parte de redesenhar todo o caminho percorrido.
Porém, como disse antes, ambos (Earth e Maps) são pesados pra abrir no smartphone quando se está no meio do nada e utilizando os dados móveis. O Wikiloc, tem seu aplicativo móvel também, mas este tem muito poucos recursos. E o Strava, bom, eu gosto mas, para mim tem servido somente para gravar o caminho e compartilhar a atividade em outras redes sociais. Sem contar que tem pouca coisa que faz mais raiva do que chegar em casa e descobrir que ele, sabe-se lá porque, gravou o caminho todo errado ou não gravou boa parte dele.
Mas recentemente encontrei esse aplicativo/site chamado ViewRanger (https://www.viewranger.com), e tenho gostado muito dele.
Thank’s.
Então, como eu disse na minha postagem anterior, ao começar a mapear as estradas da área rural entre os municípios de Imbé de Minas e São Domingos das Dores, me deparei com um “problema”, ou uma constatação: É quase impossível mapear todas essas estradas. E isso se dá por conta de alguns sub-problemas, e o primeiro destes é uma dificuldade que antecede este caso: A de classificar as estradas entre Vias Terciárias, Estradas Vicinais e Estradas Agrícolas. Esta última nem tanto mas as duas primeiras bem mais, mas já explico.
O que acontece é que esta região em que vivo e que venho mapeando, é uma região de grande produção de Café, então há plantações de café por toda parte, e por consequência, para fins de manejo e escoamento dessa produção de café, há estradas, muitas estradas, muitas mesmo, dentro, fora, e ao lado dessas lavouras.
Em tempos de “quarentena” mapear tem sido o melhor dos passatempos.
Desde que redescobri a possibilidade de editar o mapa do OSM, em dezembro de 2019, tenho tentado ser o mais organizado possível em minhas edições. Cada vez em que me sento à frente do meu PC para isto, passo no mínimo meia hora editando pelo iD (o tempo máximo nem sei dizer mas com certeza foi de mais do que quatro horas seguidas).
Bom, e o que já consegui fazer? Poderia separar minhas edições em “campanhas”, como se fossem campanhas militares de reconhecimento e/ou mapeamento.
CAMPANHA Nº001 - A primeira delas foi bem aqui onde estou, em Inhapim, a cidade onde moro atualmente. Revisei a área urbana fazendo os pequenos ajustes que faltavam (e ainda há o que fazer por ali) enquanto acabava de aprender como editar no iD. Em seguida comecei a mapear todas as estradas a oeste da cidade e da BR.116 até o limite do território do município nesta mesma direção, e indo até um pouco além.
CAMPANHA Nº002 - A segunda onda foi a mais longa e mais importante. Ubaporanga, 10km ao sul, que considero minha cidade natal pois foi onde cresci e passei a maior parte da minha vida. Ali comecei pela área urbana, revisando toda ela, e depois parti para a área rural do múnicípio, que era o que eu mais queria pois estava muito pouco mapeada mas era justamente onde eu mais poderia ajudar o OSM já que conhecia aquelas estradas e montanhas como a palma da minha mão, graças a dezenas de trilhas de bike que passei a vida fazendo por ali.
CAMPANHA Nº003 - Terminadas as estradas fui ajustar as linhas de limite municipal do IBGE, e isto de tornou a terceira campanha pelo tanto de trabalho que deu, já que por vários quilômetros uma dessas linhas acompanha o Rio Preto, um rio pequeno e lento, muito lento, o que quer dizer que ele tem muitos meandros. E aqui tive um primeiro problema de decisão: Conectar ou não a linha de limite municipal com a do rio?
Passei da Marca de 6.000 mil Edições no OpenstreetMap e vou seguir contribuindo para melhorar ainda mais o mapa.
vamos em frente!! Avante.
Atenciosamente,
Raphael de Assis
Boa Noite.
Tenho adicionado Agencias da Rede Bancarias; ITAU, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, BRADESCO, SANTANDER e BNB (Banco do Nordeste).
Estou adicionando as Agencias da Cidade do Recife e Região Metropolitana, incluindio endereço, N°, Site, N° Agencia e Telefone.
O OpenstreetMap está com bastante informação sobre os bancos brasileiro, uma fonte para pesquisa de agencias espalhada por todos o estado de Pernambuco e sua Capital Recife.
Atenciosamente,
Raphael de Assis. Recife/PE.