OpenStreetMap logo OpenStreetMap

Diary Entries in Brazilian Portuguese

Recent diary entries

Posted by wille on 28 December 2014 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil).

A comunidade OpenStreetMap Latinoamérica foi fundada recentemente e nós decidimos organizar projetos coletivos em temas que são comuns a diversos países do nosso continente. Nosso primeiro projeto é a Mapazonia.

Mapazonia logo

A floresta amazônica inclui territórios pertencentes a nove países e muitas instituições ambientais e governos necessitam de melhores dados geoespaciais para fazer seu trabalho naquela região. Além disso, é sempre bom ter dados de qualidade para o caso de um desastre natural ou alguma outra questão humanitária. No Brasil, não temos muitos colaboradores na região norte, então há muitas cidades sem nenhum dado e algumas estradas ainda não traçadas.

A Amazônia é imensa! Ela tem 5 milhões e meio de quilômetros quadrados. Então inicialmente nós estamos definindo algumas áreas prioritárias para mapear no Tasking Manager. Já há uma área definida no Brasil e uma outra na Bolívia. O principal objetivo é melhorar o traçado dos rios e a cobertura de estradas.

See full entry

Location: Tefé, Região Geográfica Imediata de Tefé, Região Geográfica Intermediária de Tefé, Amazonas, Região Norte, Brasil

Nas últimas semanas resolvi mapear cidades que não possuíam nenhum dado no OpenStreetMap. Primeiro mapeei Acará e Concórdia do Pará, ambas cidades próximas a Belém do Pará, pois estou trabalhando em um projeto em que vamos precisar de mapas dessa região. Tracei as ruas com imagens do Bing e MapBox e usei os mapas do IBGE para colocar os nomes das ruas.

Ontem e hoje coloquei os nomes nas ruas de Brejo Grande (SE) e Piaçabuçu (AL), cidades separadas pelo Rio São Francisco. Com a ajuda de uma amiga que conhece bem a região, adicionei também a rota de balsa entre as duas cidades. Faltam alguns nomes de ruas que não constam nos mapas do IBGE…

Quando alguém for fazer um passeio na foz do Rio São Francisco, aproveite para mapear! :)

  • Atualização em (18/03/2016)

Esse foi um gerador de calendário de código aberto que permitia gerar um belo calendário de 2015 com a foto que você quisesse escolhendo do fotos site do Mapillary.

Inicialmente, eu pretendia fazer para uso próprio, mas logo pensei “mas por que não compartilhar”? Então montei na forma de código aberto e disponibilizei de forma livre para quem quiser contribuir ou reutilizar.

O gerador de calendário não se encontra mais disponível, mas o fonte sim.

Uma das tarefas que faz tempo queria fazer era incluir os limites de bairros do Recife no OSM.

Hoje consegui terminar a tarefa, que foi diluída nos changesets abaixo, e consumiu só 6 dias de trabalho :

#27490679 #27489638 #27488677 #27487531 #27473560 #27468513 #27466828 #27460636 #27458361 #27456886 #27441392 #27433933 #27428967 #27426385 #27411175 #27409753 #27401458 #27389133 #27385265 #27379276 #27368780 #27368025 #27365436 #27364681

A fonte dos limites é o arquivo fornecido pela Prefeitura do Recife, no seu site de dados abertos, e disponíveis sob a licença ODbL ( http://goo.gl/MxbrR9 )

A demora e a quantidade de changesets se explica porque eu incluí cada limite manualmente, usando como base o desenho encontrado no arquivo acima e aproveitando todos os elementos existentes no mapa que servissem como limite, ruas, rios ( principalmente ).

No processo, aproveitei tb para corrigir alguns dados em cada changeset, escolhendo aleatoriamente alguns dos warnings apresentados pela ferramenta de validação.

Agradeço também ao Ivaldo pelos posts sobre limites que li no Mapas Colaborativos

Li numa página do OSM (não lembro em qual), que as aplicações do Google, Waze o Google Maps, não permitem adições e atualizações rápidas. Mas permitem sim e, no caso do Waze, com replicação instantânea.

Porém, ambos os sistemas são (impressão pessoal) complicados e de entediante edição, mesmo para usuários mais avançados (que não é o meu caso).

Testei ambas as aplicações (links abaixo), sendo o Waze com melhor usabilidade que o Google MapMaker, mas ambas muito inferiores ao OSM.

Google Map Maker Waze Editor

Quem cria vias (como a da imagem abaixo) acho que o fazem com foco em subir no ranking do OSM, ou por imperícia. Verifiquei pelo bing, google, etc {pelo mapcompare} e as imagens conferem, mas o que foi criado não.

Embora seja um trabalho voluntário, o ideal seria já fazer certo da primeira vez. Cometi muitos erros quando comecei a trabalhar no OSM, mas por não saber usar bem a ferramenta, e não por imprecisão.

De outro modo o mapa não ficará legal, mas feio e “defeituoso”.

Link do local: Acesso EPIA Sul

Acesso EPIA

Posted by ivaldonm on 22 November 2014 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 30 November 2014.

Acabei de finalizar o “mapeamento” completo de Itaporã, uma pequena cidade do Mato Grosso do Sul, Brasil.

O projeto consistiu nas seguintes etapas:

  • Obtenção das fontes primárias das informações (mapa da prefeitura e IBGE)
  • Criação das vias que não apareciam no mapa
  • Nomeação de todas as vias, inclusive as criadas
  • Correções das vias e áreas imperfeitas (pré-existentes no OSM)
  • Delimitação dos bairros, cirando as relações e nomes dos mesmos
  • Criação dos rios e córregos (ainda falta “lapidar” o córrego Sardinha)

Fiz em praticamente em duas semanas. Apesar de ser uma cidade pequena, deu trabalho, pois todas as vias (exceto as estradas e principais) estavam sem nome. Muitas vias e bairros inteiros também ainda não apareciam no OSM (vias).

É possível que ainda tenha alguma incorreção, apesar do esforço para suprimi-las. Se algum voluntário quiser revisar fique à vontade.

Hoje, dia 15 de novembro, foi o primeiro dia do curso de OpenStreetMap. O evento aconteceu na parte da manhã na ETEC Dr Celso Charuri.

Os alunos conheceram o portal openstreetmap.org e depois cada um criou uma conta de usuário, conferiram os fundamentos básicos para realizar contribuições no OpenStreetMap e utilizar os seus dados. No final, cada usuário colocou pontos de sua escolha no mapa de sua cidade.

O objetivo desse primeiro dia foi dar uma abordagem geral do OpenStreetMap com fundamentos suficientes para que os alunos possam fazer suas próprias contribuições no mapa e com uma referência de onde procurar informação inicial e para consulta sempre que precisar, conhecendo um pouco também sobre projetos baseados nos dados do mapa e uma visão de suas possibilidades.

Foi muito legal conhecer essa turma especial e passar um pouco do que aprendi com o o projeto RGM, e ver essas pessoas construindo os dados de sua região com novas ideias e perspectivas.

A apresentação utilizada neste dia está disponível livremente para download e reutilização, e traz uma referência para começar no mundo do OpenStreetMap → http://projetorgm.com.br/blog/guia-de-openstreetmap/

See full entry

Location: Terras do Imbiruçu, Capão Bonito, Região Imediata de Itapeva, Região Geográfica Intermediária de Sorocaba, São Paulo, Região Sudeste, 18304-750, Brasil

Como mapear um local que não existe na imagem de satélite?
É só dirigir por 1 hora, percorrer 60+ Km e ficar dando volta em uma rotatória que nem um bobo!

Há cerca de uma semana a reforma e duplicação da SPI 274/310 foi entregue. Obviamente este novo traçado ainda não existe nas imagens do Bing, MapBox ou mapas do IBGE.

Antes da duplicação e reforma tínhamos algo assim (eu esqueci de tirar um print dos dados anteriores):

Como eu não tinha nem ideia de como ficou o novo trecho, peguei o carro e fui gravando o trajeto dele, reparando nas novas entradas, saídas e como que eu iria passar pelo menos uma vez por cada local.

Depois de 1 hora dirigindo, cerca de 60 Km percorridos (não tem retorno perto, infelizmente) e várias voltas na rotatória (para tentar definir bem onde ela se posiciona), tinha um arquivo GPX com um trajeto do novo local: @naoliv/traces/1832775

See full entry

Location: Chácara Alvorada, Araraquara, Região Imediata de Araraquara, Região Geográfica Intermediária de Araraquara, São Paulo, Região Sudeste, 14800-120, Brasil

Desde a minha última entrada no diário em maio, dei um tempo com as favelas. Acabei não mapeando o que disse que mapearia no Complexo do Alemão. Fiz um bocado de viagens pelo estado do Rio e acabei me distraindo com as estradas e principalmente radares de velocidade. Confesso que agora cansei de tantos radares, é um trabalho sem fim mapeá-los, tem muitos radares no Rio!

Nesse meio tempo, também acrescentei alguns loteamentos que conheci na Zona Oeste, ainda há muito o que se mapear lá, mas infelizmente acho que não terei oportunidade de fazê-lo tão cedo.

Ainda tenho algumas anotações (fotos e gpx) das viagens, vou fazer os mapeamentos referentes a eles cedo ou tarde. Mas agora a prioridade é voltar para as favelas do Rio. 132 edições depois, volto a dizer que as próximas serão na Joaquim de Queiróz, Morro do Alemão e Itararé no Complexo do Alemão, mas antes vou ao Vidigal.

Estou trabalhando na hidrografia do mapa da Cidade de Formosa/GO, com o objetivo de deixar o mapa da cidade mais completo. Isso porque os rios, córregos e valas constituem elementos muito importantes na determinação dos limites de bairros, que será o próxima etapa do meu projeto.

Gostaria de interagir com algum usuário mapeador que mora na cidade, para alinharmos as informações.

Etapas:

  • Pesquisa e catalogação dos rios, córregos, valas, riachos, represas e lagoas da cidade;
  • Criação e nomeação desses elementos no OSM;
  • Auditoria dos dados cadastrados;
  • Link para mapa: Formosa.

Quem conhecer a hidrografia da cidade ou tiver informações sobre, fineza entrar em contato.

Lista das Alterações e Adições:

[Texto]changeset/26700117 (URL)

Location: Formosinha, Formosa, Região Geográfica Imediata de Águas Lindas de Goiás, Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, Região Geográfica Intermediária de Luziânia-Águas Lindas de Goiás, Goiás, Região Centro-Oeste, Brasil

CRISTALINA / GO

Etapas: - Incluir nomes nos logradouros (ruas e avenidas): em andamento - 85% pronto; - Delimitar os bairros: em andamento; - Ajustar curvas das linhas e objetos: em andamento - 90% pronto; - Criar e nomear córregos, rios e represas: 98% feito.

Fonte de informações: mapa oficial do IBGE. Link OSM: relation/334440#map=15/-16.7707/-47.6087

Preciso urgente de apoio de um mapeador local, para me ajudar com os limites dos bairros, importantíssimo para esse projeto. Isso porque a cidade possui ruas numéricas, que se repetem ao longo da cidade. Com a delimitação correta dos bairros, esse problema acaba.