Pt:Mapeamento Colaborativo da Vila Rural Lafayette PB Brazil
Apresentação


Esta página Wiki OSM detalha a campanha de mapeamento colaborativo da Vila Rural (VPR) Lafayette (Paraíba, Brasil). Este mapeamento colaborativo é resultado de uma parceria entre o Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável - IVIDES.org, a sua empresa de consultoria em tecnologia da informação, IVIDES DATA, e o Núcleo de Gestão de Projetos Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco - NGPS/Univasf.
Contexto
Por se tratar de um contexto pós-remoção, as comunidades do PISF que foram reassentadas nas vilas produtivas rurais (VPRs) têm a necessidade de construir relações e dinâmicas de apropriação dos novos territórios.
A primeira área de interesse (AOI) da campanha de mapeamento, a Vila Produtiva Rural (VPR) Lafayette, localizada no estado da Paraíba, Brasil, foi um dos locais planejados e implementados no âmbito do Programa de Reassentamento Populações do Projeto de Integração do São Francisco (PBA-8 do PISF), implementado pelo Governo Federal do Brasil, com o objetivo de reassentar parte das populações impactadas pelas obras. Em decorrência das obras do PISF, mais de 800 famílias optaram pelo reassentamento em 18 VPRs.
O arranjo geral da VPR Lafayette inclui áreas residenciais, áreas agrícolas, lotes irrigados, áreas de uso coletivo, áreas de proteção permanente e áreas de uso sustentável. As anteriormente referidas 18 VPRs do PISF possuem auto grau de similaridade entre si no que diz respeito ao projeto urbanístico, por esse motivo, a metodologia construída a partir da experiência do mapeamento da VPR Lafayette poderá ser replicada para as demais vilas do PISF. A construção e aplicação dessa metodologia constitui-se, dessa forma, como principal objetivo desse processo.
Nas VPRs, que hoje constituem-se vazios cartográficos, as famílias reassentadas realizam ações relacionadas à reintegração socioprodutiva. O mapeamento colaborativo da VPR Lafayette integra, portanto, processos de apropriação do novo território, além de, subsidiar futuras ações de planejamento territorial participativo local.
Perfil dos responsáveis pelo mapeamento
O Núcleo de Gestão de Projetos Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco - NGPS/Univasf atua em territórios populares com ações de extensão rural e assessoria técnica para as comunidades reassentadas no âmbito do Projeto de Integração do Rio São Francisco - PISF. O núcleo tem prestado assessoria no desenvolvimento de projetos socioeconômicos, que envolvem processos produtivos locais e populações presentes na área de interesse do PISF. Maiores informações podem ser encontradas no final desta página.
O Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável (IVIDES.org) é um instituto virtual de pesquisas, que tem desenvolvido campanhas e programas de mapeamento colaborativo, utilizando software livre e dados abertos, com preferência pela base de dados cartográfica OpenStreetMap e aplicações relacionadas. O seu portal institucional fornece informações públicas sobre projetos ativos e concluídos, bem como material didático sobre mapeamento com OSM. Desde 2004, está registrada a IVIDES DATA (56.127.866/0001-12), uma empresa de pequeno porte de consultoria de TI, com sede no Rio de Janeiro (Brasil), que fornece assistência técnica e coordenação de projetos de pesquisa para clientes e parceiros no Brasil e em outros países. Maiores informações podem ser encontradas no final desta página.
_______________________________
Objetivos do mapeamento
Objetivo Geral
Aplicar a metodologia de mapeamento desenvolvida pela empresa IVIDES DATA (orientação técnica para o mapeamento e validação das feições) e o NGPS (coleta de dados em campo e mapeamento com programas que operam com OSM) no mapeamento das 18 VPRs do PISF.
Objetivos específicos
Sistemáticos
- Coletar dados in loco, ainda ausentes na base cartográfica do OSM, para a área de interesse (AOI);
- Inserir feições dos arranjos gerais das VPRs do PISF na base do OSM, provenientes do acervo do NGPS;
- Inserir as feições referentes ao mapeamento sistemático e ausentes no OSM; and
- Validar as feições inseridas durante a campanha.
Temáticos
- Espacializar as ações de arranjos agroecológicos presentes nos territórios, utilizando a base cartográfica do OSM; and
- Espacializar os resultados de diagnóstico socioprodutivo realizado pela equipe do NGPS, com auxílio do uMap.
__________________
Metodologia
A metodologia baseia-se no uso de tecnologias abertas e de práticas colaborativas de mapeamento, articulando extensão universitária e planejamento comunitário. Para a construção metodológica e a aplicação do planejamento de mapeamento, o NGPS contou com o apoio e orientação do Instituto IVIDES.org e da empresa IVIDES DATA, na pessoa da Dra. Raquel Dezidério Souto.
Segundo o planejamento, o mapeamento foi estruturado em duas etapas: mapeamento e validação das feições de interesse do projeto.
Na etapa de mapeamento, as feições serão mapeadas no OpenStreetMap, com auxílio do gerenciador de tarefas HOT Tasking Manager e dos editores JOSM e iD. A validação, por sua vez, será realizada com auxílio do JOSM, OSMCha e outros programas específicos.
Para o mapeamento desta área de interesse, qual seja a VPR Lafayette, serão utilizadas imagens de satélite (Bing e Esri), base de dados do acervo NGPS/Univasf, além de levantamentos de campo com receptores GNSS, realizado pela equipe do núcleo.
Para este projeto, foi elaborado um Esquema de etiquetas de mapeamento, que pode ser acessado no link abaixo. O esquema seguiu as normas internacionais do OSM, disponíveis na Wiki OSM - Map Features, considerando-se as necessidade do projeto de mapeamento desta AOI.
Na Tabela abaixo, são apresentados os principais recursos a serem utilizados no mapeamento das Vilas Produtivas Rurais (VPRs) do PISF, em conformidade com os objetivos específicos do mapeamento.
| Etapas/ objetivos | Recursos |
| 1. Coletar dados in loco, ainda ausentes na base cartográfica do OSM, para a área de interesse (AOI) | Formulário |
| 2. Inserir as feições dos arranjos gerais das VPRs do PISF na base do OSM, provenientes do acervo do NGPS | Editores JOSM e iD |
| 3. Inserir as feições referentes ao mapeamento sistemático e ausentes no OSM | Editores JOSM e iD |
| 4. Validar as feições mapeadas no OSM para esta AOI | Editor JOSM, OSMCha, outros |
| 5. Espacializar as ações dos arranjos agroecológicos presentes nos territórios, utilizando a base cartográfica do OSM | Editores JOSM e iD |
| 6. Espacializar os resultados de diagnóstico socioprodutivo das VPRs do PISF e outras geoinformações relevantes para o projeto, com auxílio de plataforma de desenvolvimento de mapa Web. | uMap |
_____________________________________
Projeto no HOT Tasking Manager
https://tasks.hotosm.org/projects/24426
Orientações para mapeamento
https://tasks.hotosm.org/projects/24426/instructions
Mapeadores envolvidos
Letícia Galvão Andrade (mapeamento, validação, NPGS/Univasf)
Raquel Dezidério Souto (supervisão e validação, IVIDES DATA)
Mapeadores IVIDES
Demais contribuidores do OSM: https://tasks.hotosm.org/projects/24426/contributions
Hashtags do projeto de mapeamento
#hotosm-project-24426 #mapeadoresIVIDES #NGPS #VPR #VPR-Lafayette
Status do mapeamento
Iniciado em jun. 2025. Finalizado em dez. 2025.
Status da validação
Início previsto para jan. 2026.
Geolocalização da Vila Produtiva Rural (VPR) Lafayette
https://www.openstreetmap.org/#map=16/-7.91517/-37.14217
_____________________________
Esquema de etiquetagem
Download: https://doi.org/10.5281/zenodo.17954098
Como citar este esquema:
SOUTO, Raquel Dezidério (org.); ANDRADE, Letícia Galvão (colab.); MENEZES, Brunna Matos de (colab.); LOPES, Sérgio Motta (colab.). Esquema de etiquetas para o mapeamento da Vila Produtiva Rural (VPR) Lafayette, Paraíba, Brasil. Nota técnica, v. 1.0 (16 dez. 2025). Rio de Janeiro: IVIDES DATA, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.17954098.
_________________________