OpenStreetMap logo OpenStreetMap

Post When Comment
Paradoxo dos Direitos Autorais

Os lingüistas no campo deles têm discutido essa questão por séculos: se as normas de uma língua são, ou devem ser, “prescritivas” ou “descritivas”. A realidade, que não está nem aí para o que nós pensamos ou como queremos categorizar as coisas, é algo que é intermediário: as duas coisas polinizam uma à outra.

Sobre a influência que uma certa organização pode ter nas pessoas e por conseqüência na realidade, acho que isso não é novo: pergunte a algum dono de jornal, ou rádio, ou TV, ou igreja… :-)

Discussões filosóficas à parte, como o OSM permite que todos os nomes sejam cadastrados (official_name, alt_name, old_name, loc_name, etc.) então não há motivo pelo qual eles não devam. Como você demonstrou um imenso conhecimento local, quando for de seu conhecimento então cadastre todos esses nomes.

Acho importante cadastrar os nomes na tag semântica apropriada, e duplicar o nome escolhido na tag name assim quando alguém vê um objeto https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:official_name=A, https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:loc_name=B, https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:old_name=C, https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:name=B é possível saber que a opção de nome B veio do mapeador, pois ele priorizou o nome local. Sem isso, não se sabe realmente de onde o nome veio. De forma análoga, quando mapeio algo onde só conheço o nome local mas não tenho certeza ou referência do nome certo (não há placas), mapeio como https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:loc_name=X, https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:name=X mesmo que esteja duplicado. Isso codifica o conhecimento de onde o nome saiu; caso contrário, no momento que surgir uma placa ou alguém descobrir o nome oficial eles podem modificar o name e como não vão saber de onde o nome antigo saiu, ele não é codificado e é perdido. Espero que faça sentido.