OpenStreetMap logo OpenStreetMap

Diary Entries in Brazilian Portuguese

Recent diary entries

Estou de Volta ao OpenStreetMap

Olá a todos,

Depois de uma longa pausa, estou finalmente de volta ao OpenStreetMap. Quero compartilhar algumas novidades que podem ter impacto significativo no modo como continuamos a mapear nosso mundo.

Aquisição de um Novo GPS

A primeira grande notícia que quero compartilhar é que finalmente consegui adquirir um GPS. Esse é um avanço enorme para mim, pois irá melhorar muito a precisão do mapeamento, especialmente nas regiões rurais.

  • Por que o GPS é tão importante?

Até então, contava principalmente com mapas baseados na web e imagens de satélite para realizar minhas contribuições. Embora estas sejam ferramentas úteis, têm limitações, especialmente quando se trata de áreas rurais, onde a cobertura do satélite pode não ser muito clara ou atualizada.

  • Quais são os benefícios?

Com um GPS, agora posso coletar dados no terreno, tornando as contribuições muito mais precisas e úteis. Seja uma trilha pouco conhecida, um ponto de referência ou uma estrada rural, posso garantir que esses recursos sejam representados com precisão no OpenStreetMap.

Projetos Futuros

A segunda grande notícia é que, apesar da pausa, minha paixão por mapeamento não diminuiu. Na verdade, ela só aumentou. Quero levar minha experiência e conhecimento a um público maior, ajudando a educar mais pessoas sobre o valor e a importância do OpenStreetMap.

  1. Blogging

Em breve, começarei a abordar mais sobre o OpenStreetMap no meu blog, Balaio Cientifico. Planejo compartilhar dicas úteis, truques, guias passo a passo e relatórios de experiências. Este será um ótimo recurso para novatos e veteranos do OpenStreetMap.

  1. Tutoriais

Além disso, tenho planos de criar tutoriais de vídeo, mostrando como maximizar o uso do OpenStreetMap e do GPS para criar os melhores mapas possíveis.

Eu já criei alguns vídeos no meu canal no youtube. Se você ainda não visitou, te convido a dar uma olhada.

Por hoje é só. Em breve eu volto escrevendo mais.

Utilizo o editor online do próprio OSM e a algumas semanas estou tendo esse problema com a camada Maxar de Imagem de fundo. Por mais que eu recarregue a página o mosaico não carrega mais do que uns poucos (e sempre os mesmos) quadros.

Por conta disso tive que voltar a editar utilizando a camada Bing, a menos desatualizada entre as outras opções que restam. Mas infelizmente (pelo menos na minha região) a camada Bing tem uma diferença de ângulo e/ou sobreposição que faz com que todas as edições feitas na camada Maxar agora fiquem um pouco fora do lugar.

Screenshot-25

O estranho nisso tudo é que tanto a camada Bing quanto as camadas Esri e Mapbox carregam perfeitamente, só mesmo a Maxar que não. Daí eu desconfiar que não seja um problema local (da minha conexão de internet).

Enfim, alguém sabe se isto é um problema geral?

Location: Esperança, Inhapim, Região Geográfica Imediata de Caratinga, Região Geográfica Intermediária de Ipatinga, Minas Gerais, Região Sudeste, Brasil

Por quem é utilizado?

Faço essa pergunta porque conheci a plataforma recentemente como uma recomendação para resolver conflitos de localização dentro do Instagram. E me veio a dúvida de como, por que, por quem e pra quem é feito esse mapa.

Claro, são usuários comuns utilizando. Mas estas grandes corporações se baseiam nestas informações? Alguém saberia me dizer?

Location: Setor Hoteleiro Norte, Brasília, Plano Piloto, Região Geográfica Imediata do Distrito Federal, Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno, Região Geográfica Intermediária do Distrito Federal, Distrito Federal, Região Centro-Oeste, Brasil

Esta é uma tradução para o português da publicação que foi originalmente postada em espanhol no Blog Periodismo Ciudadano.

O OpenStreetMap Humanitarian Team (HOT) é uma organização global dedicada à ação humanitária por meio do uso de mapeamento participativo e dados abertos. Eles apóiam uma comunidade global de milhares de apoiadores voluntários criando e usando dados abertos de cidadãos para resposta humanitária e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atividades realizadas pelo Hub na Guatemala e no México em 2022

Atividades realizadas pelo Eixo na Guatemala e no México em 2022.

Em 2022 abriram um escritório regional para a América Latina que acaba de completar um ano de atuação, por isso aproveitamos para conversar com Celine Jacquin, geógrafa francesa radicada no México e responsável pelo projeto.

P.C - Qual o motivo da abertura do Hub de mapeamento aberto na América Latina pela HOT?

See full entry

Divulgação do OSM

Venho refletindo sobre a pequena capilaridade do OSM no Brasil. Passados alguns anos que estou nessa comunidade, é pouca a adesão dos brasileiros ao projeto. Recentemente eu vim pensando em elaborar conteúdos em meu blog Balaio Científico para divulgar o OSM e como as pessoas podem colaborar com o projeto.

Penso que muitas pessoas não conhecem o OSM e por isso não fazem contribuições. Talvez se fosse mais divulgado, as pessoas teriam mais interesse e a comunidade seria maior, assim como é em alguns países da Europa.

Vou deixar aqui algumas ideias que tenho de conteúdo.

  • O que é o OSM e o seu propósito
  • Como fazer edições no site do OSM
  • Conteúdos sobre o JOSM e como fazer edições.

Sobre o JOSM eu acho que é o mais importante, pois não há muitos conteúdos em língua portuguesa. Há uma carência grande de tutoriais que ensinam como utilizar o JOSM. Se a pessoa não falar inglês, terá muita dificuldade em aprender.

Essas são algumas ideias que deixo aqui registrado para a comunidade. Se alguém quiser colaborar, sinta-se a vontade.

Posted by marcioabe on 28 December 2022 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 7 January 2023.

Criação das rotas de ciclismo para o OpenCycleMap: (26/12/22) Trilha do Verde, 15 Morros, Rota da Luz, (28/12/22) Caminho dos Anjos, Caminho da Fé, Legado das Águas, (29/12/22) Travessia Estrada Rio Pardo, Rota das Frutas, (07/01/23) Rota das Capelas em Piedade, Passeio Ciclístico em Embu das Artes

A partir dos conceitos de sobreposição de camadas depositadas em contextos temporo-espaciais definidos, coleta/registro de histórias de vida e mapeamento colaborativo abordaremos a história regional e a localização/identificação de sítios arqueológicos para subsidiar o desenvolvimento de um mapa histórico/cultural/arqueológico do Litoral do Paraná. A arqueologia, a história dos povos sem história, aborda referenciais teóricos e debates epistêmicos que compõe a disciplina, as práticas de campo trazem os métodos de coleta de experiências de vida, história oral e etnohistória. Arqueologia pré-histórica, histórica, a formação contemporânea de depósitos da cultura material, a história regional, oralidades, relatos de vida e etnografias serão reunidas a partir da vivência de estudantes e do processo de construção de diários de campo com entrevistas e relatos biográficos locais. Todas as informações, georreferenciadas, comporão o Mapa Histórico/Cultural/Arqueológico do Litoral do Paraná.

Location: Caiobá, Matinhos, Região Geográfica Imediata de Paranaguá, Região Geográfica Intermediária de Curitiba, Paraná, Região Sul, Brasil

Donation UMBRAOSM

Union of Brazilian Mappers of Openstreetmap

make a donation of any amount to contribute to projects in Brazil.

Union of Brazilian Mappers of Openstreetmap

UMBRAOSM - Uniao dos Mapeadores Brasileiros do Openstreetmap comes to inform the world community that we have projects underway in Brazil and donations can be made to ours through our email: [email protected]

Our Active Mapping Projects

See full entry