OpenStreetMap logo OpenStreetMap

Diary Entries in Brazilian Portuguese

Recent diary entries

Nesse fim de semana aproveitei um passeio pra coletar alguns dados nas rodovias SP-181, SP-127, SP-270, SP-141.

Alguns dados já estão no OSM. Como é muita informação, deixei alguns dados para outro dia :) Foram coletados dados de postos de combustível, pontos de ônibus, radares, lombadas e limites de velocidade. Mais informações: http://rede.acessasp.sp.gov.br/blogada/coleta-de-dados-nas-rodovias foto

Depois de umas férias em Ouro Preto, volto ao Rio e suas comunidades. Mas até nas férias andei mapeando. Não mapeando propriamente, só encontrei uma rua que não estava no OSM e agora está (eu só não sei o nome da tal rua, ao lado do teatro). De resto, apenas melhorei a identificação dos pontos turísticos (basicamente igrejas e museus), e mapeei a parte turística da Mina do Chico Rei (que por se tratar de um buraco no chão, não tinha GPS para mapear com precisão).

De volta ao Rio, agora é a vez do Complexo do Alemão. Dessa vez, como tenho poucos mapas do local o procedimento será um pouco mais lento porque será feito do zero e com logradouros ainda não reconhecidos pela prefeitura. Vamos lá, devagar e sempre.

Location: Favinho de Mel, Alto da Cruz, Ouro Preto, Região Geográfica Imediata de Santa Bárbara - Ouro Preto, Região Geográfica Intermediária de Belo Horizonte, Minas Gerais, Região Sudeste, 35400-000, Brasil

Hoje eu uni os tracks que foram subidos do IBGE. São 270 km que ligam a cidade de Matupá à cidade de São José do Xingu, ambas no Mato Grosso. Classificação da estrada: Secundária. Existe uma balsa no rio Xingu. FALTA AINDA: corrigir o alinhamento pela imagem BING.

Esse serviço irá permitir o roteamento desse caminho no http://map.project-osrm.org/ Lembrando que o tráfego depende do funcionamento da balsa do rio Xingu, aparentemente controlada por indígenas.

Agora foi a vez do Morro do Andaraí (Andaraí, Arrelia e Jamelão). Esse foi mais rápido e fácil porque das que fiz até agora é a que conheço melhor e já tinha bem mapeado em outros meios. Dessa vez, não fiquei só nos logradouros, coloquei alguns marcos e referências do local (e corrigi uns que estavam lá, mas estavam mal localizados).

Os próximos passos serão corrigir o que eu possa ter feito de errado até agora (como, por exemplo, usado tags erradas para nomes antigos ou locais), inserir logradouros não reconhecidos oficialmente, mas que podem ser boa referência nos locais e escolher outras comunidades para mapear. Eu havia cogitado o Salgueiro, mas tem muito tempo que não vou lá e também não como anda o reconhecimento de logradouros de lá (se é que há algum). Talvez eu comece a mapear o Complexo o Alemão, mas esse é trabalho para meses (ou anos) a fio.

Location: Arrelia, Andaraí, Rio de Janeiro, Região Geográfica Imediata do Rio de Janeiro, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Região Geográfica Intermediária do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Região Sudeste, Brasil

Acabei de finalizar o morro da Formiga. Nessa comunidade há muitos logra ainda não reconhecidos pela Prefeitura do Rio, portanto sem nomes oficias. Essa situação exigiu uma solução imediata para o que fazer para identificá-los. A solução que encontrei utilizar os nomes que eu tinha como identificados por moradores locais e marcá-los com “(NR)”, para indicar que não se tratam de nomes reais, registrados e oficializados pela Prefeitura. Em nota, em cada um dos logradouros marcados coloquei o seguinte texto: “NR= Logradouro não reconhecido oficialmente pela Prefeitura do Rio até 2013. O nome, embora tenha sido verificado no local, pode não ter ampla aceitação entre os moradores locais.”

Os logradouros ainda não reconhecidos pela prefeitura apresentam alguns problemas que podem ter importância no âmbito do OSM e, principalmente, para usuários que possam querer se orientar usando o OSM, especialmente nas comunidades do Rio. O principal reside no fato de que, na maioria dos logradouros nessa situação, os nomes não são amplamente reconhecidos pelos moradores locais, há centenas de casos de vizinhos de porta apresentarem endereços totalmente distintos. O segundo problema é que no dia em que a Prefeitura do Rio decidir oficializar esses logradouros, certamente não aproveitarão esses nomes. A Prefeitura segue determinadas regras para nomear os logradouros, e muito raramente (muuuuito mesmo!) esses nomes conseguem se adequar aos requisitos necessários. Ou seja, cedo ou tarde esses nomes vão mudar.

See full entry

Location: Tijuca, Rio de Janeiro, Região Geográfica Imediata do Rio de Janeiro, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Região Geográfica Intermediária do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Região Sudeste, Brasil

Nomes de ruas foram corrigidos baseado em mapas da Prefeitura e do IBGE. Gostaria de agradecer à desenhista Zulmara Maganhotto que forneceu o mapa com os nomes das ruas.

Street names were corrected based on maps of the Municipality and IBGE. I would like to thank the designer Zulmara Maganhotto who provided the map with street names.

Location: Campo Novo, Costão, Guaraqueçaba, Região Geográfica Imediata de Paranaguá, Região Geográfica Intermediária de Curitiba, Paraná, Região Sul, 83390-000, Brasil

Olá, primeiramente gostaria de agradecer vossos post!

Mas eu queria contribuir com Open Street Map,pois tenho uns arquivos em SHP formato vetorial com atributos coerentes, mas não consigo importara para o JOSM e nem exportar em formato OSM.

Na verdade eu consegui exportar em GPX de depois importar no JOSM, mas o antigos SHP perdem os atributos (as informações das estradas pavimentação se perderam na conversão SHP para GPX)

Tenho muitos SHP da pesquisa que fiz na faculdade e gostaria de disponibilizar no Open Street Map, mas não consigo…

Preciso de uma ajuda… queria publicar esses mapas!

Desde já agradeço!

Location: Universidade, Londrina, Região Geográfica Imediata de Londrina, Região Geográfica Intermediária de Londrina, Paraná, Região Sul, Brasil

O editor iD possui um recurso muito interessante que é a colorização das trilhas de GPS indicando em qual direção foi feito o deslocamento. Isso pode ser bastante útil ao mapear vias. Se tivermos um grande número de trilhas de GPS, podemos analisar em qual sentido o deslocamento é permitido. Além de nos ajudar a mapear vias duplicadas com maior precisão em locais sem imagens de satélite.

iD com visualização de trilhas de GPS habilitada

Para ativar esse recurso no iD, clique no botão de camadas e em “OpenStreetMap GPS Traces”. Porém, no iD as trilhas de GPS estão posicionadas abaixo da camada de dados, o que torna bem difícil de visualizá-las.

See full entry

Há uma controvérsia sobre os nomes de ruas da cidade de Guaraqueçaba. Estou em contato com engenheira responsável que irá repassar os arquivos públicos dos nomes de ruas da cidade. Corrigirei assim que possível.

There is controversy about the names of city streets Guaraqueçaba. I am in contact with responsible engineer that will pass the public records of the names of streets. Will correct as soon as possible.

Location: Rocio, Costão, Guaraqueçaba, Região Geográfica Imediata de Paranaguá, Região Geográfica Intermediária de Curitiba, Paraná, Região Sul, 83390-970, Brasil

Critérios : Árvores em núcleos (Clusters) ; Linha de Árvores (Fonte da Saudade, Clusters) e árvores individuais que classificamos como “urban”. Sempre que possível o nome da árvore é documentado. As palmáceas tipo palmeira real são facilmente identificáveis pela copa em rosácea.

Completo atá a altura da Rua Sacopã.

Posted by edilqueirozdearaujo on 24 January 2014 in Brazilian Portuguese (Português do Brasil). Last updated on 18 March 2016.

Uma ideia antiga era fazer um catálogo de ruas, amigável o leigo - direto ao ponto. Bom, deixei de lado e não o fiz, mas tem muito projeto legal por aí pensando nesse sentido. Talvez eu pense em utilizar algo nesse sentido :) * Atualização em 18/03/2016

UPDATE 2014-12-16: Deixei de lado essa ideia para dar espaço ao mapa regional.

catálogo de ruas

Sei que já existem muitas informações já no mapa, mas a maioria delas diz respeito ao Metrô.

Através do site de dados abertos do Governo de Pernambuco, encontrei uma relação de paradas de ônibus da RMR, e resolvi incluir no mapa, após alguma manipulação dos dados, para se adaptar ao formato OSM.

Claro que a lista está defasada e provavelmente precisando de muitas atualizações, principalmente na confererência da localização correta, pois muitos pontos se encontram próximos do traçado das ruas, mas não dá para saber de que lado dela.

É bom salientar que ests pontos colocados no mapa, servirão de base para a inserção posterior de mais dados, como os itinerários dos ônibus e etc, que permitirão montar um serviço de roteamento para o transporte público da RMR.

Lembro que o nome que atribuí a cada parada é o código que a Grande Recife usa internamente e em comunicados de mudanças, e que tb se encontra impressso em, se não todas, grande parte das paradas.

Começemos então.