OpenStreetMap logo OpenStreetMap

Changeset When Comment
56799056 almost 8 years ago

Obrigado pela importação de dados da CML, que parece estar a ser feita com critério.
No entanto, em casos em que a informação já está presente no OSM, é preferível incorporá-la nos objectos existentes que apagá-los.
O comando "Substituir geometria (mantendo histórico de autores" do JOSM faz justamente isso. Sugiro que passe a utilizá-lo nestes casos.

54790705 almost 8 years ago

Hello. The problem here is different branches of a bank, with different names and contact information, sharing the same physical address. I considered the semicolon way but that lumps everything together and loses the association between a specific branch and its name and contact. It would also make the "branch" tag have several different values.
I assumed this might be a working solution, since multiple addresses can be tagged like through the addr:/addr2: schema in JOSM.
The only other solution I see would be to tag all these branches as separate nodes with amenity=bank. But that means a lot of clutter for one physical address.

54750124 about 8 years ago

Retiraste em vários pontos a tag public_transport=stop_position e substituiste railway=stop->station.
Essas tags são para assinalar o *ponto de paragem na via férrea*, não a estação em si. Essa também já estava assinalada de outra forma, em pontos ou em áreas separados.
Isto vale pelo menos para as estações em Lisboa, que eu editei, mas provavelmente para as fora de Lisboa também.
Peço que revertes essas alterações.

51780707 about 8 years ago

Ok. But in that case it would be necessary to create a relation for every street, no? Seems like a terrbily burdensome solution. Is this explained somewhere in the wiki?

51780707 about 8 years ago

What purpose does this relation serve?

50089729 over 8 years ago

Compreendo, o geodados da CML é uma fonte útil, mas nem sempre está actualizado e tem alguns erros. Na dúvida é sempre de verificar no terreno. Há por aqui muitos ciclistas, portanto o mais provável é que as ciclovias e outras vias interessante para a bicicleta já tenham sido mapeados.
Na zona em torno do Forte do Alto do Duque, a CML indica um dos trilhos que introduziste como pista BTT. Isso classifica-se habitualmente como highway=path + bicycle=yes, não como highway=cycleway.
E de facto lá estão os trilhos introduzidos dessa forma. Acrescentar uma highway=cycleway paralela a eles é redundante e errado.
Se há uma aplicação que precisa de ciclovias, o caminho não é duplicar como ciclovias tudo o que já existe. As bicicletas não andam só nas cycleways, tb podem andar nas footway/path/track, e ainda nas estradas ditas normais. É de informar os programadores que, se precisam de highway=cycleway para a sua aplicação, deve haver um problema a corrigir na aplicação.
Por estas razão apaguei a cycleway que encontrei na zona do Alto do Duque. Mas entretanto apercebi-me que este chgset fez o mesmo por uma vasta área de Monsanto.
Peço por favor, que apagues as highway=cycleway duplicadas e paralelas a vias já existentes. Podes abrir este changeset no JOSM através de Ficheiro->Abrir URL e o endereço desta página [openstreetmap.org/changeset/50089729].
Não desanimes, erros toda a gente comete no início. Sugiro uma olhada na wiki do OSM para ficar com uma ideia melhor das práticas habituais no OSM, para bicicletas e tudo o mais.

50089729 over 8 years ago

Reparei agora que essa ciclovia em grande parte se sobrepõe a trilhos já assinalados no mapa. Caso tenha havido alguma alteração a esses trilhos, deve editá-los antes, em vez de criar uma highway=cycleway paralela -- é duplicação de informação.
Sugiro que apague esses segmentos de ciclovia onde já existe trilho.
Em relação à Av Descobertas, só faz sentido acrescentar uma ciclovia se efectivamente existe lá uma, paralela e segregada da estrada principal, ou um trilho em terra com as mesmas características (highway=path), caso contrário deve apagar tb esse segmento.

50089729 over 8 years ago

Que ciclovia é esta que segue ao longo da Avenida das Descobertas? Foi inaugurada alguma recentemente? Ou algum trilho? Não me lembro de haver nada ali.

49290424 over 8 years ago

According to the wiki, railway=abandoned is to map "former railways, where the rails have been removed but the route is still visible in some way."
That specific stretch has been physically removed and is not visible anymore. In addition, the associated tram routes still exist, they just follow a different way now.
The former track IMO keeps little useful info and adds more noise to an already crowded area, so I deleted it.

47972510 over 8 years ago

Viva, peço desculpa se fui interpretado como agressivo mas não é a intenção, espírito de entreajuda e colaboração é o que se quer e me move. É que eu também conheço a zona, adoro explorar caminhos obscuros, e nunca dei com esse.
Por acaso passei lá este fim de semana e de novo não encontrei esse túnel. É possível que exista, mas não está sinalizado nem parece acessível ao público. Do lado nascente, há uns trilhos estreitos cheios de entulho que levam à linha de comboio, mas parecem acabar por ali. Do lado poente, por baixo do eixo N-S, toda a área está vedada com tapumes.
Sugiro que ponha mais detalhes na coisa: tunnel=yes, tags a especificar o estado do caminho, que parece bastante mau, provavelmente access=no onde o acesso não seja permitido, como parece ser o caso do lado poente.
Boas edições :-)

47972510 over 8 years ago

Qual é a origem do caminho 488260553 que liga a quinta josé pinto com o bairro da liberdade passando por cima da linha de comboio ? A menos que tenham feito uma ponte recentemente, não parece possível.

47063798 over 8 years ago

Caro RB,
OK, agradeço o esclarecimento e rápida correcção. Aproveito para agradecer o exaustivo trabalho de introdução de landuses a partir do Chorine Landcover. É uma adição útil, sobretudo em zonas vazias.
Alerto apenas para o risco de sobreposições em zonas onde já há landuses introduzidos.
Aqui nesta zona, ainda há uma sobreposição: a zona residencial way/447538056 apanha o quartel da pontinha (way/266466617), que já é um landuse=military. Se puder corrigir, excelente.

47063798 over 8 years ago

Por que razão foi apagada novamente a tag landuse=residential no bairro padre cruz (way/160929988)? Já tinha acontecido em Novembro de 2016, pelo mesmo utilizador (changeset/36830256).

É melhor esclarecer critérios para evitar guerras de reverts. Como bairro residencial parece-me que pode e deve ser classificado como place=neighbourhood e landuse=residential. O landuse tem a vantagem de marcar a cinzento a área e mostrar o seu nome, tornando mais visível no mapa o "bairro". É assim em vários bairros ali perto.

Por contraste, as tags boundary=administrative admin_level=10 sobreviveram aos 2 apagões. Isto não corresponde a qualquer divisão administrativa oficial, mas como a wiki diz que mesmo assim se pode classificar bairros desta forma, nada a opor. Mas, ao contrário das anteriores, estas tags não são mostradas pelo Manik. A informação continua lá, mas deixa de estar visível no mapa sem uma busca, e perde-se usabilidade.

Não será melhor portanto usar as duas formas de classificação?

47052882 almost 9 years ago

não há ligação entre a estrada com as paragens dos autocarros (way/396313001) e a praça duque da terceira (way/23147977). É mesmo assim, os autocarros que saiam do c sodré são obrigados a virar à direita para a av. ribeira das naus? Ou é engano?

45796649 almost 9 years ago

Obrigado. Já corrigi.

45540695 almost 9 years ago

Your edit was reverted because it reclassified areas with false information. Please refrain from unsubstantiated edits which could be considered vandalism.

41999274 almost 9 years ago

I've put the highway exit nodes back in place (and fixed the lane numbers) for the ic17/ip7 junction.
I have seen you displaced the exit node also at the a1/ic17 junction to the east, and probably other places too. Please review those changes taking into account my previous comment.

41999274 almost 9 years ago

Thank you for your contribution. There are some problems in your changeset that I ask you to look at. Exits from a highway should be placed not at the start of the exit lane but at the end of it, at the last point where the driver can make a turn.

You can check these visual examples to get the idea:
[1] osm.wiki/Lane_assist/Examples/Motorway_Deceleration_Lane_at_Exit
[2] osm.wiki/Lane_assist/Examples/Motorway_Acceleration_Lane

Some of the ways followed this scheme before and your changeset broke it. If possible please turn those specific changes back.

42877286 about 9 years ago

Apaguei a linha 447549847, zona deixou de ser industrial há muito tempo.
A Chorine Landcover que tem sido a fonte para estas zonas industriais etc., parece desactualizada. Seria bom talvez verificar melhor a sua info antes de acrescentá-la.

41263771 over 9 years ago

Obrigado pelo contributo. A av praia de vitória teve recentemente obras que incluiram sinalização para ciclistas, mas isso não faz dela uma cicleway, pois é uma rua residencial com tráfego automóvel. Além disso a cycleway foi desenhada em cima da via já existente. Por essas razões reverti este changeset.